Noções básicas sobre o FileMaker Pro Advanced > Novos recursos do FileMaker Pro 18 Advanced
 

Novos recursos do FileMaker Pro 18 Advanced

O FileMaker Pro 18 Advanced inclui os seguintes novos recursos e melhorias.

Suporte para FileMaker Cloud e ID do FileMaker

ID do FileMaker e janela Meus apps – Os usuários do ID do FileMaker podem fazer login e usar a janela Meus apps para trabalhar com os apps personalizados da sua equipe hospedados no FileMaker Cloud. O logon único permite que os usuários abram todos os apps aos quais eles têm acesso. Consulte Abertura e gerenciamento de arquivos.

Fazer upload para um host do FileMaker Cloud: com a caixa de diálogo Upload para host, os gerentes de equipe do ID do FileMaker podem fazer upload de arquivos do FileMaker Pro Advanced para seu host do FileMaker Cloud. Consulte Carregamento de arquivos para um host do FileMaker.

Gerenciamento da segurança para arquivos hospedados no FileMaker Cloud – Em todas as suas equipes, você pode conceder acesso para usuários e grupos do ID do FileMaker a um arquivo, visualizar os nomes de usuário do ID do FileMaker em um grupo e atribuir conjuntos de privilégios na caixa de diálogo Gerenciar segurança. Consulte Edição de acesso de contas do ID do FileMaker.

Importação de dados e conversão de arquivos aprimoradas

Com a nova caixa de diálogo Importar mapeamento de campo, você pode:

escolher campos de destino de uma lista que pode ser pesquisada

escolher qualquer registro no arquivo de origem para usar como nomes de campo para determinados tipos de arquivo de importação

em cada campo de destino, escolher se deseja realizar opções de inserção automática durante a importação

importar dados que usam um caractere personalizado para separar valores de campo

Consulte Importação de dados no FileMaker Pro Advanced e Formatos de arquivo de importação/exportação suportados.

Mais opções de conversão – Ao converter determinados tipos de arquivo compatíveis, agora você pode especificar um caractere personalizado para separar valores de campo, escolher qualquer registro para usar como nomes de campo, escolher quais campos incluir e especificar um nome da tabela de destino. Consulte Conversão de um arquivo de dados em um novo arquivo do FileMaker Pro Advanced.

Aprimoramentos de segurança

Com a nova caixa de diálogo Gerenciar segurança, você pode:

trabalhar com uma lista de acessos de conta filtrada por tipo de conta, atribuir conjuntos de privilégios a usuários e grupos diretamente na lista e executar outras tarefas comuns no painel de detalhes sem sair da lista

gerenciar conjuntos de privilégios, privilégios estendidos e acessos a arquivos na caixa de diálogo Configurações avançadas de segurança

consultar se o tipo de autenticação selecionado é suportado no host atual do arquivo

Consulte Criação e edição de acesso de contas, Criação e edição de conjuntos de privilégios, Criação e edição de privilégios estendidos e Autorização de acesso a arquivos.

Privilégio para gerenciar contas que não têm acesso total – Agora você pode conceder aos usuários capacidade limitada de criar e excluir o acesso a um arquivo e atribuir conjuntos de privilégios sem permitir que eles modifiquem grupos ou usuários que têm o conjunto de privilégios de Acesso total ou criem e editem conjuntos de privilégios. Consulte Edição de outros privilégios.

Notificação de plug-in sem assinatura – O FileMaker Pro Advanced notifica quando um plug-in não foi assinado digitalmente por seu desenvolvedor. Consulte Configuração de hosts permitidos e preferências de plug-ins.

Acesso total exigido por padrão para referenciar um arquivo – A opção que exige o conjunto de privilégios de Acesso total para referenciar um arquivo agora está ativada por padrão nos novos arquivos criados. A opção não foi alterada nos arquivos existentes. Consulte Autorização de acesso a arquivos.

Funções para assinar dados digitalmente – Novas funções permitem assinar os dados digitalmente e verificar as assinaturas dos dados assinados com chaves criptográficas. Consulte "Novas funções" abaixo.

Privilégio estendido fmodata – Permite o acesso a um arquivo de um provedor OData. Consulte Edição de privilégios estendidos para um conjunto de privilégios.

Usabilidade aprimorada

Movimentação de objetos com as teclas Shift-seta – O uso das teclas Shift-seta no Modo de layout agora move os objetos em incrementos 10 vezes superior ao uso das teclas de seta. Consulte Atalhos de teclado de modo (Windows) e Atalhos de teclado de modo (macOS).

Leitura e gravação de arquivos de dados externos – Crie scripts que leem, gravam e gerenciam arquivos de dados externos - por exemplo, para gravar arquivos de log ou exportar dados em um formato personalizado. Consulte "Novas etapas de script" abaixo.

Abertura de arquivos com um URL específico da versão – Agora você pode usar o esquema do fmp18 em URLs para abrir arquivos especificamente com o FileMaker Pro 18 Advanced ou FileMaker Go 18. Consulte Abertura de arquivos com o uso de um URL.

Abertura de um app personalizado na inicialização – Agora você pode usar o arquivo de personalização durante uma instalação pela linha de comando para especificar a abertura de um app personalizado quando o FileMaker Pro Advanced iniciar. Consulte o Guia de configuração da instalação em rede do FileMaker Pro Advanced.

Gravação de arquivos como XML – Agora você pode salvar um arquivo do FileMaker Pro Advanced em um formato XML que representa o esquema, os layouts, os scripts e outras partes do arquivo. Você pode usar o arquivo XML para documentar alterações no app personalizado entre as versões e usar ferramentas baseadas em texto padrão para comparar versões. Consulte Documentação de esquemas de bancos de dados, Etapa de script Salvar cópia como XML.

Etapas de script

Novas etapas de script

Fechar Arquivo de Dados – Fecha um arquivo de dados aberto. Consulte Etapa de script Fechar Arquivo de Dados.

Criar Arquivo de Dados – Cria um arquivo de dados vazio e fechado para ser aberto com a etapa de script Abrir arquivo de dados e adiciona os dados a ele usando a etapa de script Gravar no arquivo de dados. Consulte Etapa de script Criar Arquivo de Dados.

Excluir Arquivo – Exclui um arquivo. Consulte Etapa de script Excluir Arquivo.

Obter posição do arquivo de dados – Retorna a posição de leitura-gravação em um arquivo de dados aberto. Consulte Etapa de script Obter posição do arquivo de dados.

Obter arquivo existente – Retorna 1 (true) se o arquivo existir; caso contrário, retorna 0 (false). Consulte Etapa de script Obter arquivo existente.

Obter tamanho de arquivo – Retorna o tamanho, em bytes, de um arquivo. Consulte Etapa de script Obter tamanho de arquivo.

Abrir arquivo de dados – Abre um arquivo de dados para uso com outras etapas de script de arquivo de dados. Consulte Etapa de script Abrir arquivo de dados.

Abrir Favoritos – Abre a janela Favoritos. Consulte Etapa de script Abrir Favoritos.

Ler a partir do arquivo de dados – Lê dados de um arquivo de dados aberto. Consulte Etapa de script Ler a partir do arquivo de dados.

Renomear arquivo – Renomeia um arquivo. Consulte Etapa de script Renomear arquivo.

Salvar cópia como XML – Salva uma cópia do arquivo atual como uma representação em XML do esquema, dos layouts e dos scripts. Consulte Etapa de script Salvar cópia como XML.

Definir posição do arquivo de dados – Define a posição de leitura-gravação em um arquivo de dados aberto. Consulte Etapa de script Definir posição do arquivo de dados.

Definir erro ao fazer login – Controle se os erros serão registrados durante a execução de scripts do arquivo atual. Consulte Etapa de script Definir erro ao fazer login.

Gravar no arquivo de dados – Grava dados em um arquivo de dados aberto. Consulte Etapa de script Gravar no arquivo de dados.

Etapas de script alteradas

Abrir Meus apps – Essa etapa de script agora se chama Abrir Favoritos. Consulte Etapa de script Abrir Favoritos.

Fazer upload para FileMaker Server – Essa etapa de script agora se chama Abrir upload para Host. Consulte Etapa de script Abrir upload para Host.

Inserir do URL

Os protocolos de URL compatíveis agora incluem smb, smtp, smtps, ldap e ldaps.

O envio de e-mails via SMTP agora é suportado vi via cURL com a adição das opções --mail-auth, --mail-from e --mail-rcpt. Isso inclui o envio de e-mails no formato HTML.

A solicitação de respostas não compactadas de um servidor agora é suportada por meio da opção cURL --no-compressed.

Quando a biblioteca de cURL retorna um erro, os dados retornados agora serão armazenados no destino se o destino for um campo de texto ou uma variável de texto.

Consulte Etapa de script Inserir do URL e Opções cURL suportadas.

Abrir Ajuda – Esta etapa de script não é mais suportada no FileMaker WebDirect, porque o FileMaker WebDirect não inclui mais a Ajuda. Consulte Etapa de script Abrir Ajuda.

Inserir a partir do dispositivo – Esta etapa de script agora reconhece os tipos de código de barras PDF417, ITF-14, Aztec e Data Matrix. Consulte Etapa de script Inserir a partir do dispositivo.

Salvar registros como PDF – Esta etapa de script agora é compatível com a opção Acrescentar a PDF existente e as opções da aba Segurança no FileMaker Go. Consulte Etapa de script Salvar registros como PDF.

Importar registros – Esta etapa de script agora suporta as novas opções disponíveis na caixa de diálogo Importar mapeamento de campo. Consulte Etapa de script Importar registros.

Converter arquivo – Para formatos de arquivo compatíveis, esta etapa de script agora permite usar qualquer linha no arquivo de origem como nomes de campo no arquivo convertido, escolher os campos a serem importados e especificar um nome da tabela de destino. Consulte Etapa de script Converter arquivo.

Funções

Alguns grupos de funções na caixa de diálogo Especificar cálculo e na Ajuda foram reorganizados para refletir melhor seu propósito. Consulte Funções do japonês, Funções JSON e Funções diversas.

Novas funções

CryptGenerateSignature – Gera a assinatura digital dos dados. Consulte Função CryptGenerateSignature.

CryptVerifySignature – Verifica se uma assinatura digital é válida para os dados. Consulte Função CryptVerifySignature.

Get (AccountType) – Retorna o tipo de autenticação da conta atual. Consulte Função Get (AccountType).

Get (OpenDataFileInfo) – Retorna o ID do arquivo e o caminho de cada arquivo de dados aberto. Consulte Função Get (OpenDataFileInfo).

SetRecursion – Define o número máximo de iterações para recursões e loops em uma expressão. Consulte Função SetRecursion.

While – Repete a lógica enquanto a condição for verdadeira e retorna o resultado. Consulte Função While.

Funções alteradas

Get (LastExternalErrorDetail) – Esta função agora retorna informações quando os plug-ins não instalam ou não carregam. Consulte Função Get (LastExternalErrorDetail).

GetLayoutObjectAttribute – No FileMaker WebDirect, essa função agora retorna os atributos content e source quando a ação for em um gráfico e o atributo source quando a ação for no visualizador da Web. Consulte Função GetLayoutObjectAttribute.

Recursos alterados e removidos

As funções personalizadas que usam recursão não em cauda agora são limitadas a 50.000 iterações por padrão, não a 10.000, sujeitas ao espaço da pilha de chamadas disponível na memória. O limite pode ser aumentado ou reduzido usando a Função SetRecursion.

O suporte para o formato de imagem do Photoshop foi restaurado no macOS. Consulte Utilização de dados em campos de container.

O nome do aplicativo FileMaker Pro Advanced agora inclui o número da versão. Se você usa scripts externos que dependem do nome do aplicativo, talvez seja necessário atualizá-los.

Tópicos relacionados 

Recursos do FileMaker Pro Advanced não compatíveis com versões anteriores