Gravação, importação e exportação de dados > Conversão de um arquivo de dados em um novo arquivo do FileMaker Pro Advanced
 

Conversão de um arquivo de dados em um novo arquivo do FileMaker Pro Advanced

Você pode converter um arquivo de dados de outro aplicativo em um novo arquivo do FileMaker Pro Advanced. O FileMaker Pro Advanced importa os dados e cria um novo arquivo do FileMaker Pro Advanced. Esse arquivo convertido conterá:

Os dados do arquivo ou da origem que você converte.

Dois layouts para exibir os dados: Um layout de Formulário padrão e um de layout de Exibição em lista.

Nomes de campo convertidos se estiverem disponíveis no arquivo ou na origem que você converter. Caso contrário, os nomes de campo são genéricos: f1, f2, f3, etc.. (Os nomes de campo são convertidos a partir dos formatos Microsoft Excel, FileMaker Pro, valores separados por vírgula, valores separados de personalização, DBF, Merge, ODBC e XML.)

Tipos de campo convertidos (texto, número, data etc.) se estiverem disponíveis no arquivo ou na origem que você converter. Caso contrário, todos os campos serão campos de texto. (Os tipos de campo são convertidos a partir dos formatos FileMaker Pro, Microsoft Excel, ODBC, DBF e XML.)

Para informações sobre a importação de dados em um arquivo existente, consulte Importação de dados em um arquivo existente.

Para importar dados para um novo arquivo:

1. No aplicativo de origem (o aplicativo do qual você está importando dados para o FileMaker Pro Advanced), salve os dados que deseja importar em um tipo de arquivo compatível com o FileMaker Pro Advanced.

Consulte Formatos de arquivo de importação/exportação suportados.

2. No FileMaker Pro Advanced, escolha o menu Arquivo > Criar novo e clique duas vezes em Converter.

Ou use um dos métodos a seguir para abrir o arquivo de dados:

Escolha o menu Arquivo > Abrir e prossiga para a próxima etapa.

Arraste o arquivo de dados para o ícone do aplicativo FileMaker Pro Advanced e prossiga para a etapa 4.

3. Na caixa de diálogo Abrir arquivo, para Arquivos do tipo (Windows) ou Mostrar (macOS), escolha o tipo de arquivo (se necessário). Localize o arquivo a ser convertido, selecione-o e clique em Abrir.

4. Se você estiver convertendo uma planilha do Microsoft Excel e a caixa de diálogo Especificar dados do Excel aparecer, escolha uma planilha ou um intervalo nomeado do arquivo de planilha e clique em OK.

5. Na caixa de diálogo Salvar como, digite um nome para o novo arquivo, escolha um local e clique em Salvar.

6. Na caixa de diálogo Converter arquivo, se um registro nos dados de origem que estão sendo importados tiver nomes de campo (cabeçalhos de coluna) e não dados, clique em Seta para trás ou Seta para frente até o registro que contém os nomes de campo ser exibido. Em seguida, escolha Usar como nomes de campo.

Somente os registros subsequentes estarão disponíveis para importação. Os nomes do campo de destino agora são iguais aos da origem.

7. Na coluna Mapeamento entre cada par de campos na lista, clique no mapeamento atual e escolha se deseja importar dados de cada campo no arquivo de origem.

8. Em Destino, especifique o nome da tabela de importação dos dados.

9. Na área Opções de importação, escolha as opções de conjunto de caracteres e delimitador de campo (se necessário).

Consulte a etapa 9 em Configuração da ação de importação e mapeamento de campos durante a importação.

10. Clique em Converter.

Notas 

Se o arquivo sendo convertido for grande, você poderá ver uma caixa de diálogo Importando que mostra o progresso do processo de importação. Para interromper a importação, clique em Parar. Contudo, o FileMaker Pro Advanced ainda cria um arquivo contendo um conjunto parcial dos dados convertidos.

Caso importe dados rotineiramente da mesma fonte, você poderá automatizar o processo configurando importações recorrentes. Os dados importados por importação recorrente são somente leitura no FileMaker Pro Advanced. Consulte Configuração de importações recorrentes.