Gravação, importação e exportação de dados > Importação de dados no FileMaker Pro
 
Importação de dados no FileMaker Pro
Ao importar dados, você obtém dados de outra fonte (geralmente um arquivo) e insere-os em um arquivo existente do FileMaker Pro. Se quiser criar um novo arquivo do FileMaker Pro a partir de outro formato de arquivo, consulte Conversão de um arquivo de dados em um novo arquivo do FileMaker Pro.
O FileMaker Pro pode importar vários formatos de arquivo diferentes. Para obter uma lista de formatos de arquivos compatíveis com o FileMaker Pro, consulte Formatos de arquivo de importação/exportação suportados.
Se o FileMaker Pro não for compatível com o formato de um determinado aplicativo, você poderá ainda converter os dados exportando-os desse aplicativo para um formato não compatível com o FileMaker Pro. Por exemplo, o FileMaker Pro não importa arquivos do Microsoft Access, mas você pode exportar os dados do Microsoft Access para um formato compatível do FileMaker Pro e importar esse arquivo.
O arquivo de origem não precisa ter o mesmo número de campos na mesma ordem do arquivo de destino. Durante o processo de importação, é possível organizar os campos de destino de modo que os dados de origem sejam importados nos campos corretos, bem como ignorar campos que não deseja importar.
Ao importar dados em um arquivo existente do FileMaker Pro, você pode:
adicionar novos registros a partir do arquivo de origem
atualizar registros com informações do arquivo de origem
atualizar registros correspondentes com informações do arquivo de origem
Importante  Algumas das opções acima podem substituir os dados existentes no seu arquivo. Consulte Métodos de importação de dados em um arquivo existente.
Notas 
É possível importar dados de qualquer tipo de campo em qualquer campo compatível, exceto cálculo e campos de resumo. Você poderá importar para campos de container somente se estiver importando de outro arquivo do FileMaker Pro ou se estiver importando uma pasta de arquivos de imagem. Quando os dados são importados em um campo global, o último item importado no campo a partir do arquivo de origem determina o valor de campo global.
É possível apenas importar dados em uma única tabela por vez. Para importar dados em campos relacionados, importe dados diretamente na tabela que contém o campo relacionado.
Se o arquivo de origem for um arquivo do FileMaker Pro com várias tabelas, você poderá importar dados apenas de uma única tabela por vez. Para importar campos de tabelas relacionadas, importe diretamente da tabela que contém o campo.
Para garantir que os dados importados estejam formatados corretamente, você poderá definir os campos para que os dados sejam validados conforme são importados. Durante a importação, os dados são ignorados quando não estão em conformidade com as opções de validação definidas. Quando a importação estiver concluída, uma caixa de diálogo Resumo informará o número de registros e campos ignorados. Consulte Definição de validação de campo.
Caso importe dados rotineiramente da mesma fonte, você poderá automatizar o processo configurando importações recorrentes ou criando um script que usa a etapa de script Importar registros. Os dados importados por importação recorrente são somente leitura no FileMaker Pro. Para obter mais informações sobre importações recorrentes, consulte Configuração de importações recorrentes. Para obter mais informações sobre o uso de um script para importar registros, consulte Automatização de tarefas com scripts e Importar registros etapa de script.
Um layout não precisa exibir todos os campos que estão na tabela. Você pode especificar os campos que deseja importar na caixa de diálogo Importar mapeamento de campo. Consulte Importação de dados em um arquivo existente.
Tópicos relacionados 
Consulta de uma fonte de dados de ODBC usando o FileMaker Pro
Gravação, importação e exportação de dados