Referência > Glossário
 
Glossário
A
ActiveX Automation
Um protocolo de programação e scripts do Windows que permite o controle externo de comandos e ações específicos no FileMaker Pro, incluindo abrir e fechar arquivos do FileMaker Pro, alternar a visibilidade do aplicativo e realizar scripts do FileMaker Pro.
Animação
Um efeito visual que envia comentários enquanto você está executando ações no FileMaker Pro e no FileMaker Go, como alternância entre painéis de slide.
API (Interface de programação de aplicativo)
Um conjunto de blocos de construção de aplicativos, como estrutura de dados, variáveis, procedimentos e funções, usados por programadores.
Aplicativo cliente
Um aplicativo que solicita dados (usando SQL) de uma fonte de dados (usando ODBC ou JDBC). Além disso, o FileMaker Pro é um aplicativo cliente quando acessa um arquivo hospedado pelo FileMaker Server.
AppleScript
Uma linguagem de script que pode ser usada para controlar funções do macOS e dos aplicativos que oferecem suporte a AppleScript (geralmente chamados de aplicativos codificáveis por script).
Área de transferência
Uma área de armazenamento temporário na memória do computador em que o FileMaker Pro coloca a seleção mais recente copiada ou colada.
Arquitetura cliente/servidor
O relacionamento entre dois computadores em rede que compartilham recursos. O cliente solicita serviços do servidor, e o servidor fornece serviços ao cliente.
Arquivo de banco de dados
Um componente de uma solução do FileMaker.
Arquivo de destino
O arquivo no qual você insere dados durante a importação ou exportação.
Arquivo de origem
O arquivo do qual você obtém dados durante a importação ou exportação ou arquivo do qual adiciona uma tabela ao gráfico de relacionamentos.
Arquivo principal
Em uma solução runtime FileMaker Pro Advanced, o arquivo que conecta todos os arquivos auxiliares e é aberto quando você inicia o aplicativo runtime. Nos Utilitários do Desenvolvedor no FileMaker Pro Advanced, você pode selecionar um arquivo principal para soluções que tenham mais de um arquivo.
Arquivos auxiliares
Em uma solução runtime FileMaker Pro Advanced, os arquivos que acompanham um arquivo principal.
Arquivos compartilhados
Um arquivo para o qual o compartilhamento foi habilitado, que permite que os usuários acessem um arquivo pela rede. O FileMaker Pro, o FileMaker Pro Advanced e o FileMaker Server aceitam uma ou mais das seguintes formas de compartilhar arquivos: compartilhamento da Rede FileMaker, que permite que vários usuários do FileMaker Pro ou do FileMaker Go utilizem um arquivo simultaneamente, publicação de arquivos para usuários de navegador via FileMaker WebDirect, Publicação na Web personalizada ou FileMaker Data API e compartilhamento de dados com outros aplicativos por meio de ODBC/JDBC.
Assistente Novo layout/relatório
O assistente Novo layout/relatório o orienta na criação de um layout ou relatório de acordo com as opções escolhidas. No Modo de layout, clique em Novo layout/relatório na barra de ferramenta de status ou escolha o menu Layouts > Novo layout/relatório.
Associação automática
Um relacionamento entre campos na mesma tabela. Isso cria outra ocorrência da tabela no gráfico de relacionamentos.
Atalho
Também conhecido como atalho de teclado. Uma ou mais teclas que os usuários podem pressionar para realizar tarefas.
Autenticação
O processo de verificar a validade de uma conta e senha (se uma conta e senha estiverem definidas) antes de atribuir privilégios e permitir acesso a um sistema ou arquivo. Uma conta autenticada via FileMaker Pro ou FileMaker Server é chamada de conta do FileMaker (O FileMaker Server pode também autenticar uma conta por meio do Servidor externo, um sistema de autenticação externo, como Apple Open Directory, ou um domínio do Windows, ou por meio de um provedor de identidade OAuth.)
Autorização
Permitir o acesso de um arquivo ao esquema de um arquivo protegido (incluindo suas tabelas, layouts, scripts e listas de valores). Esse tipo de arquivo é chamado de arquivo autorizado.
B
Backup
Uma cópia de um arquivo que pode ser usado se o original for perdido, danificado ou não puder ser recuperado.
Banco de dados
A organização de tabelas e campos e suas inter-relações em um arquivo.
Banco de dados relacional
Um grupo de um ou mais bancos de dados que, quando usados juntos, contêm todos os dados necessários. Cada ocorrência dos dados é armazenada somente em uma tabela por vez, mas pode ser acessada em qualquer tabela, no mesmo arquivo ou em um arquivo relacionado. Os dados de outra tabela ou arquivo são exibidos na tabela atual sem serem copiados, e os dados mudam sempre que os valores de outra tabela ou arquivo mudarem.
Barra de botões
Um objeto de layout que exibe botões ou botões popover em uma barra horizontal ou vertical. As barras de botões contêm segmentos que representam botões individuais consistindo em qualquer combinação de um ícone de botão e uma etiqueta de texto.
Barra de ferramentas de status
A área no tipo da janela de documento que mostra controles de navegação, botões personalizáveis e uma barra de layout para se trabalhar com layouts. No Modo de layout, ela contém ferramentas de layout.
 
Barra de ferramentas de status no Modo de navegação
Barra de ferramentas de status no Modo de navegação
 
Barra de ferramentas de status no Modo de layout
Barra de ferramentas de status no Modo de layout
Caso não veja a barra de ferramentas de status, escolha o menu Exibir > Barra de ferramenta de status.
Barra de formatação
Nos Modos de layout e navegação, a área que exibe opções de formatação de texto e objetos. Para mostrar ou ocultar a barra de formatação, clique em Formatação Botão da barra de formatação na barra de layout
 
Barra de formatação no Modo de layout
Barra de formatação no Modo de layout no macOS
Barra de layout
Na barra de ferramentas de status, a área que exibe opções para trabalhar com layouts, como o menu pop-up Layout.
 
Barra de layout no Modo de navegação
Barra de layout no Modo de navegação no Windows
 
Barra de layout no Modo de layout
Barra de layout no Modo de layout no macOS
Barra de menu
A área no topo da janela (Windows) ou tela (macOS) que exibe o conjunto de menus instalado.
Barra de rolagem inline
Uma barra de rolagem que aparece somente durante a rolagem.
Barra deslizante
Na barra de ferramenta de status, o controle de navegação para mover rapidamente para um registro no arquivo com base em seu local no arquivo. No Modo de navegação, mover a barra deslizante altera o registro atual. No Modo de busca, mover a barra deslizante altera a solicitação de busca atual. No Modo de layout, mover a barra deslizante altera o layout atual. No Modo de visualização, mover a barra deslizante altera a página atual.
Botão
Um objeto de layout que executa um script especificado nos Modos de navegação e busca.
Botão popover
Um objeto de layout que abre um popover.
Busca rápida
No Modo de navegação, pesquisa registros em vários campos em um layout.
C
Cache
Uma área de RAM (Random Access Memory) reservada por um programa para armazenar os dados usados com frequência, que fornece acesso mais rápido do que a leitura dos dados no disco rígido. Um tamanho de cache maior aumenta o desempenho do FileMaker Pro. Um tamanho de cache menor salva dados no disco rígido mais frequentemente, oferecendo maior proteção em caso de falha no sistema.
Caixa combo
Um tipo de lista que você pode configurar no Modo de layout. Na guia Dados Dados do Inspetor, selecione Incluir seta para mostrar e ocultar lista. A lista será aberta apenas quando os usuários clicarem na seta e não quando entrarem no campo.
Caixa de edição oculta
Um campo configurado para ocultar informações confidenciais exibindo pontos no lugar dos dados.
Cálculo não armazenado
Um campo de cálculo com um resultado que é calculado somente quando o valor é necessário, por exemplo, para procurar ou imprimir. Na maioria dos casos, o FileMaker Pro cria um campo armazenado quando você o define, mas é possível alterar o tipo de armazenamento para não armazenado.
Calendário suspenso
Um campo configurado para exibir um calendário mensal interativo quando o usuário insere o campo no Modo de navegação ou de busca.
Caminho do arquivo
O local de um arquivo em um sistema operacional identificado pela unidade, pelas pastas, pelo nome de arquivo e pela extensão de arquivo.
Campo
A unidade básica de dados em um registro. Você define um campo para conter uma categoria discreta específica de dados, como Sobrenome, Foto de funcionário ou exibir o resultado de um cálculo. É possível definir campos de texto, número, data, hora, carimbo de data/hora, container, cálculo e resumo. O campo pode também se referir ao objeto em um layout que exibe os dados, como caixa de edição, conjunto de caixas de seleção ou menu pop-up.
Campo de cálculo
Um campo que retorna o resultado de um cálculo de valores. Você pode criar uma fórmula para o cálculo usando funções, constantes, operadores e informações de outros campos no mesmo registro.
Campo de destino da pesquisa
O campo para o qual deseja copiar os dados durante uma pesquisa.
Campo de mesclagem
Um espaço reservado em um layout para o conteúdo de um campo de arquivo. Um campo de mesclagem expande ou recolhe os Modos de navegação e de visualização ou quando impresso para adaptar a quantidade de dados no campo para cada registro.
Os campos de mesclagem são úteis para cartas-modelo de mala direta; o FileMaker Pro usa campos de mesclagem nos Layouts de etiqueta e envelope.
Campo de origem da pesquisa
O campo na tabela relacionada que contém os dados que você deseja copiar durante uma pesquisa.
Campo de quebra
Em uma parte de sub-resumo, os registros são agrupados (classificados) por valores em outro campo, chamado de campo de quebra. Sempre que o valor do campo de quebra for alterado, o relatório é "quebrado" e o FileMaker Pro insere a parte de sub-resumo.
Campo de repetição
Um campo contendo vários valores separados.
Campo de resumo
Um campo que contém o resultado de um cálculo de resumo de valores em um grupo de registros.
Campo global
Um campo definido com a opção de armazenamento global que pode conter um valor usado para todos os registros em um arquivo. Use o valor de um campo global como valor fixo em cálculos, para declarar variáveis nas etapas de script If ou Loop ou para campos que raramente precisam ser atualizados (por exemplo, o logotipo de uma empresa em um campo de container). Um campo global pode ser qualquer tipo de campo, exceto resumo. Um campo global não pode ser indexado.
Campo multichave
Um campo de correspondência que contém mais de um valor, cada um em uma linha separada. Um campo multichave pode ser usado em uma tabela envolvida em um relacionamento, para correspondência com vários valores possíveis no campo de correspondência da outra tabela. Às vezes, chamado de campo de chave complexa.
Campo relacionado
Para bancos de dados relacionais, um campo em uma tabela que está relacionado a um campo em outra tabela (ou a um campo diferente na mesma tabela (ou a um campo diferente na mesma tabela). Se um relacionamento for definido entre duas tabelas (mesmo que de outra tabela), os dados em campos de uma tabela poderão ser acessados da outra tabela.
Campo suplementar
Um campo de cálculo ou de resumo do FileMaker que você pode anexar às tabelas do ODBC para fazer cálculos nos dados externos enquanto trabalha no FileMaker. Os cálculos não são armazenados e você não está alterando o esquema da tabela ODBC.
Campos de correspondência
Para pesquisas e bancos de dados relacionais, um campo em uma tabela de origem e um campo em uma tabela relacionada que contém valores que deseja usar para buscar registros correspondentes (Um campo correspondente é às vezes chamado de campo de chave ou campo de gatilho). No gráfico de relacionamentos, os campos correspondentes aparecem em itálico.
Para a importação de registros, os valores nos campos correspondentes determinam quais registros na tabela de origem atualizar quais registros na tabela de destino.
Canal alfa
O canal alfa de uma imagem armazena informações de transparência e controla a transparência dos canais de cor vermelha, verde e azul.
Carimbo de data/hora
Um tipo de campo que combina data e hora que é compatível com o requisito ODBC para o formato SQL [aaaa.mm.dd hh:mm:ss.sss].
Cartão
Um tipo de janela que é modal a sua janela pai e permite que os usuários abram outras janelas ou arquivos sem precisar fechar o cartão. Crie e personalize um cartão usando a etapa de script Nova janela.
Chave
Uma coluna (ou colunas) que torna uma determinada linha exclusiva (corresponde a um campo correspondente).
Chave de acesso (Windows)
Uma chave que ativa um menu, item de menu ou controle quando usada com a tecla ALT. No Windows, essa chave corresponde à letra sublinhada em um menu, comando ou opção de caixa de diálogo.
Chave de vínculo
No FileMaker Pro Advanced, uma chave com diferenciação entre maiúsculas e minúsculas de 1 a 24 caracteres que vincula os componentes de uma solução runtime.
Chave externa
Em bancos de dados relacionais, um campo em uma tabela que identifica um registro em outra tabela. Os valores nas chaves externas não precisam ser exclusivos na tabela e podem estar em branco (nulo). Uma tabela pode conter várias chaves externas.
Chave primária
Um bancos de dados relacionais, um campo que está na mesma tabela que o registro que ele identifica. O valor de uma chave primária deve ser exclusivo e não pode estar em branco (não nulo). A tabela pode conter apenas uma chave primária.
Cliente
Um usuário que abre uma conexão com um banco de dados hospedado no FileMaker Server ou FileMaker Pro com FileMaker Go, FileMaker Pro, um aplicativo cliente ODBC/JDBC ou um navegador (hospedado somente no FileMaker Server). Um cliente do FileMaker é um usuário usando o FileMaker Go ou o FileMaker Pro. Um cliente de publicação na Web é um usuário usando FileMaker WebDirect, Publicação na Web personalizada ou FileMaker Data API.
Clonar
Uma cópia de um arquivo do FileMaker Pro que contém todas as definições de campo, tabelas, layouts, scripts e opções de configuração de página, mas nenhuma dos dados.
Codificação de caracteres
O conjunto de caracteres ou a página de código de um arquivo. Se necessário, você poderá especificar um conjunto de caracteres para ser usado ao importar, exportar, indexar e classificar arquivos, além de fazer sua verificação ortográfica. O FileMaker oferece suporte a ASCII, Windows ANSI, Macintosh, Japonês (Shift-JIS), Unicode UTF-8, Unicode UTF-16 e Unicode UTF-16 Windows.
Coluna
Quando um layout é visualizado em uma exibição em tabela, uma coluna corresponde a um campo.
Componente de objeto
Um elemento de um objeto, como uma linha de portal em um portal ou um painel de slide em um controle de slide.
Confirmar
Para salvar alterações em um arquivo. Certas ações, como navegar entre registros, localizar e classificar, não mudam a data de modificação do arquivo. Outras ações, como alterar dados em um registro ou alterar um layout, não alteram a data de modificação do arquivo.
Conjunto de caracteres ASCII
American Standard Code for Information Interchange (Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informações). Um conjunto de caracteres padrão usado por sistemas de computador em todo o mundo (geralmente estendido aos vários alfabetos).
Conjunto de menus
Um coleção de menus instalados na barra de menus.
Conjunto de privilégios
Um conjunto de permissões definido que determina um nível de acesso a um arquivo. Você pode definir quantos conjuntos de privilégios quiser para um arquivo. Há três conjuntos de privilégios predefinidos: acesso total, Somente entrada de dados e Acesso somente leitura.
Conjunto de privilégios de Acesso somente leitura
Um dos três conjuntos de privilégios predefinidos que aparecem em cada arquivo. O conjunto de privilégios de Acesso somente leitura permite acesso de leitura aos registros em um arquivo, mas não acesso de gravação ou design.
Conjunto de privilégios Acesso total
Um dos três conjuntos de privilégios predefinidos que aparecem em cada arquivo. O conjunto de privilégios de Acesso total permite acesso de leitura/gravação completo a um arquivo, incluindo a realização de alterações em privilégios do arquivo.
Conjunto de privilégios Somente entrada de dados
Um dos três conjuntos de privilégios predefinidos que aparecem em cada arquivo. O conjunto de privilégios Somente entrada de dados permite acesso de leitura/gravação aos registros em um arquivo, mas não acesso de design (por exemplo, a capacidade de criar layouts e listas de valores).
Conjunto encontrado
O conjunto de registros em uma tabela que ficam ativos quando você procura dados. Quando você localiza todos os registros, o conjunto encontrado é a tabela inteira.
Constante
Em uma fórmula, um valor inalterado. Por exemplo, a constante pode ser um nome de campo, um literal de texto ("Total:") ou um número. O valor da constante não muda de um registro para o outro conforme a fórmula é avaliada.
Consulta
Recuperando, manipulando ou modificando dados de uma fonte de dados enviando instruções SQL. Além disso, solicitando e recebendo dados de um DBMS. Você pode também adicionar, editar, formatar, classificar e realizar cálculos em seus dados usando consultas.
Conta
Um nome de usuário e (geralmente) uma senha que acessam um arquivo com um nível definido de privilégios. Há duas contas predefinidas: admin e Convidado. Administração (ou Admin) é uma conta de Acesso total que pode ser renomeada ou excluída. Pelo menos uma conta de Acesso total autenticada via FileMaker deve ser definida para cada arquivo. A conta Convidado é uma conta especial que não pode ser renomeada ou excluída, mas pode ser tornada ativa ou inativa.
Container interativo
Um campo de container no qual a opção Conteúdo interativo no Inspetor é selecionada. Os containers interativos são apresentados com uso das tecnologias de navegador que o visualizador da Web utiliza.
Contexto
A ocorrência de tabela a partir da qual os cálculos e os scripts são iniciados e da qual um relacionamento é avaliado no gráfico de relacionamentos.
Controle de abas
Um objeto de layout composto por um ou mais painéis de guias que permite organizar campos e outros objetos dentro das bordas de cada painel de guias.
 
Controle de guia e painéis de guias no Modo de navegação
Controle de guia que mostra um painel de guia no Modo de navegação
Controle de painéis
Os controles de painéis incluem o controle de abas e o controle de slide. Os painéis individuais desses controles são painéis de guias e painéis de slide, respectivamente.
Controle de slides
Um objeto de layout composto por um ou mais painéis slide, permitindo que você organize campos e outros objetos dentro das bordas de cada painel de slide.
 
Controle de slides no Modo de navegação
Controle de slides mostrando um painel de slides no Modo de navegação
Converter
Abertura de um arquivo de dados em outro aplicativo, que cria um novo arquivo do FileMaker Pro contendo os dados.
Refere-se também à abertura de um arquivo criado com uma versão anterior do FileMaker Pro.
Convidado
Um usuário que abre um arquivo protegido sem especificar um nome de conta e senha. É atribuído um conjunto de privilégios à conta de Convidado, que determina o que os convidados podem fazer no arquivo. Esse tipo de acesso pode ser desativado de um arquivo.
Criptografia de banco de dados
Uma forma de criptografia que protege "dados em repouso". Para o FileMaker, dados em repouso são um arquivo do FileMaker Pro e seus arquivos temporários, enquanto eles estão sendo armazenados em disco (e não abertos). Um arquivo criptografado é protegido contra acesso não autorizado com uma senha de criptografia. O FileMaker Pro Advanced é necessário para criptografar arquivos. Os arquivos criptografados podem ser descriptografados e recriptografados conforme necessário.
Critérios de pesquisa
No Modo de busca, os valores e os operadores são especificados para localizar registros. Por exemplo, se for digitado ABC Viagem no campo Fornecedor, o FileMaker Pro procurará e retornará todos os registros que têm esse nome no campo Fornecedor.
D
Dados do eixo X
Em uma coluna, coluna empilhada, linha e gráfico de área, as séries de dados que você está comparando (por exemplo, nome da empresa).
Em uma barra ou gráfico de barras empilhadas, as séries de dados que está medindo (por exemplo, vendas anuais).
Dados do eixo Y
Em uma coluna, coluna empilhada, linha e gráfico de área, as séries de dados que você está medindo (por exemplo, vendas anuais).
Em uma barra ou gráfico de barras empilhadas, as séries de dados que está comparando (por exemplo, nome da empresa).
Depurador de scripts
Uma ferramenta do FileMaker Pro Advanced para depurar scripts do FileMaker Pro.
Dica de ferramenta
Uma caixa pequena que exibe texto quando um usuário move o cursor sobre um objeto de layout. As dicas de ferramenta são exibidas nos Modos de navegação, busca e layout.
Diretório base
Para campos de container que armazenam uma referência externa, o diretório em que os dados mencionados são armazenados. É possível também especificar um caminho de sistema de arquivo ou um cálculo para cada campo de container de armazenamento aberto.
Domain name server (DNS)
Um servidor que faz a correspondência da URL de um site (por exemplo, http://www.filemaker.com/br) com seu endereço IP numérico correto (por exemplo, 12.34.56.78).
Driver
O driver ODBC ou JDBC converte consultas SQL em comandos que um DBMS pode entender. Ele processa chamadas ODBC/JDBC, envia solicitações SQL à fonte de dados e retorna os dados para o gerenciador de driver, que os encaminha ao aplicativo solicitante (por exemplo, FileMaker Pro).
DTD (definição de tipo de documento)
Uma descrição formal de um determinado tipo de XML. Define uma estrutura de documentos, incluindo os nomes dos elementos de dados e onde eles podem ocorrer na estrutura. O XML válido está em conformidade com as regras estabelecidas em seu DTD.
E
Embedded
Para campos de container, um arquivo armazenado no campo de container. Os dados de container podem também ser armazenados por referência ou armazenados externamente.
Endereço IP (Internet Protocol)
Para IPv4, um número de quatro partes, geralmente formatado como 12.34.56.78, que identifica exclusivamente um computador na Internet; para IPv6, um número de oito partes, geralmente formatado como [2001:0DB8:85A3:08D3:1319:8A2E:0370:7334], que identifica exclusivamente um computador na Internet. Quando mencionados em um aplicativo, os endereços IPv6 devem estar entre colchetes, por exemplo, [2001:0DB8:85A3:08D3:1319:8A2E:0370:7334].
Endereço Web
A expressão calculada que você insere na caixa de diálogo Configuração do visualizador Web. Um endereço Web não é equivalente a uma URL que um usuário da Web pode inserir em um navegador.
Esquema
Na terminologia de banco de dados, um esquema é a organização das tabelas, os campos em cada tabela e os relacionamentos entre os campos e tabelas.
Estênceis de tela
No Modo de layout, guias que não podem ser impressos que ajudam a projetar layouts para iPad, iPhone, iPod touch ou computadores com resoluções de tela diferentes.
Estilo
Uma coleção de atributos, como fonte, cor, estilo de linha e alinhamento de texto, que determina a aparência de um layout.
Estrutura
No FileMaker Pro, a organização dos elementos de arquivo, como scripts, layouts, listas de valores e privilégios. Você interage com o esquema de um arquivo por meio de sua estrutura.
Etapa de script
Um comando que é incluído em um script.
Ethernet
Um tipo de rede local rápida usada para conectar computadores e periféricos dentro do mesmo edifício ou campus.
Etiqueta de campo
Texto em um layout ou dentro de um campo que identifica um campo. Uma etiqueta de campo pode ser o nome do campo, outro texto (como instruções) ou o resultado de um cálculo. As etiquetas de campo podem aparecer em várias posições fora do campo ou como um texto de espaço reservado dentro do campo. Você pode alterar ou excluir uma etiqueta de campo se quiser.
Etiqueta de parte
No Modo de layout, a etiqueta que aparece à esquerda ou na lateral da linha divisória inferior de cada parte do layout. Arrastando-a para cima ou para baixo, você pode usar a etiqueta de parte para redimensionar uma parte. Você pode também abrir a caixa de diálogo Definições de parte clicando duas vezes na etiqueta.
Eventos da Apple
Uma tecnologia do macOS que permite que os aplicativos se comuniquem entre si. O FileMaker Pro pode enviar e receber eventos da Apple para e de aplicativos que oferecem suporte a eles.
Exibição
Uma dispositivo dos seus dados, útil principalmente para manipulação na tela. Nos Modos de navegação, busca ou visualização, a Exibição em formulário mostra registros individuais, Exibição em lista mostra registros em uma lista e Exibição em tabela mostra registros em um formato de tabela igual de planilha.
Exibição em formulário
Mostra um registro por vez. Por padrão, os campos aparecem em linhas separadas. Para selecionar essa exibição, clique em Exibição em formulário na barra de layout.
Exibição em lista
Mostra um registro por vez em um formato de lista. Para selecionar essa exibição, clique em Exibição em lista na barra de layout.
Exibição em tabela
Exibe vários registros em um formato tabular, como uma planilha. Cada registro aparece em uma linha, e cada campo aparece em uma coluna. Para selecionar essa exibição, clique em Exibição em tabela na barra de layout.
No Modo de navegação, você pode usar a Exibição em tabela para criar, modificar e excluir campos; escolher tipos de campo; adicionar, excluir e classificar registros; ou criar um gráfico ou um relatório dinâmico.
Exportar
Para salvar dados de um arquivo para que possam ser usados em outro arquivo ou aplicativo.
Expressão
Um valor ou qualquer cálculo que produz um valor. As expressões podem conter funções, valores de campo e constantes e podem ser combinadas para produzir outras expressões.
Expressão do texto
Qualquer expressão que retorna um resultado de texto. Por exemplo, uma expressão de texto pode ser uma constante ("Londres"), uma referência de campo (Status) ou um valor calculado (Rightwords(Sobrenome;1)).
F
Ferramentas de layout
Na barra de ferramenta de status no Modo de layout, uma coleção de ferramentas que inclui a Ferramenta de seleção (ponteiro), Ferramenta de texto, Ferramenta de linha, Ferramenta de retângulo, Ferramenta de retângulo arredondado, Ferramenta oval, Ferramenta de campo/controle, Ferramenta de botão, Ferramenta de botão popover, Ferramenta de barra de botões, Ferramenta de controle de abas, Ferramenta de controle de slide, Ferramenta de portal, Ferramenta de gráfico, Ferramenta Visualizador Web, Ferramenta de campo, Ferramenta de parte e Ferramenta de pincel de formatação.
FileMaker Go
Um aplicativo que permite trabalhar com soluções do FileMaker Pro (desenvolvidas no FileMaker Pro) no iPhone, iPod touch ou iPad.
FileMaker WebDirect
Um aplicativo da Web para acessar layouts de arquivos a partir de um navegador. Os clientes Web usam o FileMaker WebDirect para acessar layouts de arquivos hospedados pelo FileMaker Server.
Firewall
Um sistema de segurança usado para impedir que usuários não autorizados acessem uma LAN. Um firewall geralmente tem um único computador conectado à Internet, e todo o tráfego de Internet deve passar por esse computador.
Foco
Indica que um registro, linha de portal, guia, opção, campo, repetição de campo de repetição, parte de layout ou objeto de layout que tenha sido ativado por um clique, a tecla Tab, um botão de navegação ou um script possa ser usado de alguma forma. Por exemplo, você pode alterar o valor em um campo que esteja com o foco; pode trabalhar com os dados que estão em um registro com o foco; uma função de cálculo pode retornar o número da linha do portal que estiver com o foco.
Folhas de estilos em cascata
Um sistema de códigos ou tags que definem como um navegador exibe informações em uma página da Web. As folhas de estilos em cascata fornecem mais controle sobre o layout e a aparência de páginas da Web em relação ao HTML. As folhas de estilos em cascata funcionam como modelos para páginas da Web. Se uma página da Web tiver folhas de estilos em cascata, os usuários deverão exibi-las em um navegador que ofereça suporte a elas.
Fonte de dados
Uma referência nomeada que fornece acesso a outro arquivo do FileMaker ou a um banco de dados ODBC. As fontes de dados de ODBC são também conhecidas como fontes SQL externas (ESS).
No gráfico, a origem dos dados a serem colocados em gráfico — conjunto encontrado atual, registro atual (dados delimitados) ou registros relacionados.
Formatos de sistema
Configurações que determinam como o seu sistema operacional exibirá e classificará datas, horas, números e moeda.
Se os formatos do sistema forem diferentes no seu computador em comparação com o computador em que o arquivo foi criado, quando o arquivo for aberto pela primeira vez, o FileMaker Pro perguntará se deseja usar as configurações do sistema ou as configurações do arquivo. Ao formatar campos, você pode usar o Inspetor para que os dados sejam exibidos de acordo com os formatos de sistema atuais.
Fórmula
Um conjunto de instruções que o FileMaker Pro segue para calcular um valor usado em um campo ou como os critérios para registros de banco de dados correspondentes.
Função
Uma fórmula predefinida e nomeada que realiza um cálculo específico e retorna um único e específico valor.
Função personalizada
Uma função que não é nenhuma das funções padrão do FileMaker Pro. No FileMaker Pro Advanced, você pode criar funções personalizadas que podem ser reutilizadas em qualquer lugar no arquivo.
G
Gatilho de script
Um mecanismo que faz um script especificado ser executado quando um evento particular ocorre.
Geofence
Um limite virtual em torno de uma localização geográfica.
Gerenciador de driver
O painel de controle que gerencia a comunicação entre os aplicativos solicitantes e as fontes de dados. Quando um aplicativo faz uma solicitação via ODBC/JDBC, o gerenciador de driver encaminha a solicitação por meio do driver correto à fonte de dados correta e retorna os dados ao aplicativo solicitante. Todos os drivers ODBC/JDBC e todas as fontes de dados a serem usados nesse computador são registrados no gerenciador de driver.
GIF (Graphics Interchange Format)
Um formato de arquivo independente de plataforma geralmente usado para distribuir gráficos na Internet.
Grade
No Modo de layout, uma série de linhas horizontais e verticais que se cruzam e não são imprimíveis. A grade alinha os objetos que você cria, redimensiona, move ou posiciona. Os objetos "se encaixam" à grade para ajudá-lo a criar e editar objetos mais precisamente. As linhas de grade são ajustadas quando você altera a unidade de medida.
Gráfico
Uma representação gráfica que facilita a comparação de dados e a visualização de padrões e tendências.
Gráfico de relacionamentos
Na guia Relacionamentos da caixa de diálogo Gerenciar banco de dados, você pode ver as ocorrências de tabelas no arquivo atual e de todos os arquivos relacionados externos. Nesse gráfico de relacionamentos, você associa tabelas e altera os relacionamentos entre campos em diferentes tabelas.
Quando se cria uma nova tabela, uma representação visual ou uma ocorrência da tabela aparece no gráfico de relacionamentos. É possível especificar várias ocorrências (com nomes exclusivos) da mesma tabela para se trabalhar com relacionamentos complexos no gráfico.
Gramática
Uma descrição precisa de uma linguagem formal, como XML, que consiste em conjuntos de regras para o modo como as cadeias (palavras) na linguagem podem ser geradas e como elas podem ser reconhecidas como parte da linguagem.
Guia ativa
No Espaço de trabalho de script, a guia no painel de edição de script que está ativa para uso.
Guia selecionada
No Espaço de trabalho de script, a guia que está em primeiro plano, na qual você pode criar ou editar um script.
Guias
Linhas de guia horizontais e verticais que podem ser movidas e não podem ser impressas para ajudá-lo a posicionar e alinhar os objetos no Modo de layout. O limite à esquerda, à direita, superior ou inferior de um objeto ou o centro "se encaixa" em uma guia.
Guias dinâmicas
No modo de layout, linhas de guia que se estendem horizontal e verticalmente para ajudar a mover, redimensionar ou alinhar objetos. Os guias dinâmicos também "encaixam-se" nos limites superior e inferior e nos centros de objetos conforme os objetos são movidos, redimensionados ou alinhados.
H
Host
Após um arquivo ter sido aberto e habilitado para compartilhamento, o host será o primeiro usuário do FileMaker Pro a compartilhar o arquivo ou será o FileMaker Server. Quando o host abrir o arquivo, outros usuários (clientes) poderão acessar e alterar o arquivo. Todas as alterações são armazenadas no arquivo no computador ou dispositivo em que o arquivo reside. As configurações e os privilégios da Rede FileMaker determinam como os clientes FileMaker Pro e FileMaker Go interagem com arquivos hospedados por meio do FileMaker Pro ou FileMaker Server.
Host permitido
Servidores, hosts, sites, serviços, etc. aos quais é possível conectar-se.
HTML (Hypertext Markup Language)
Uma linguagem usada para exibir e acessar informações na World Wide Web.
HTTP (Hypertext Transfer Protocol)
O protocolo de Internet que define como um servidor Web responde a solicitações de arquivos.
I
iBeacon
Um dispositivo que transmite um sinal Bluetooth de baixa energia que os dispositivos iOS conseguem detectar para determinar o local e a proximidade com o iBeacon.
ID compartilhada
No FileMaker Pro Advanced, uma ID com diferenciação entre maiúsculas e minúsculas de 1 a 32 caracteres que vincula os arquivos criptografados em uma solução de vários arquivos.
Identificador
Um dos pequenos quadrados que envolvem um objeto selecionado usados para redimensionar e redefinir o formato do objeto.
Importação recorrente
Um método de configurar um arquivo para automaticamente importar dados somente leitura de outro arquivo. Com a importação recorrente, os dados importados serão atualizados quando você abrir o arquivo, visualizar o layout que contém os dados importados pela primeira vez durante uma sessão do FileMaker Pro ou executar um script de atualização de dados.
Importar
Para copiar dados de uma tabela, outro arquivo ou outro aplicativo na tabela atual. Você pode também importar scripts de um arquivo do FileMaker Pro em outro.
Indexação
Uma opção que pode ser habilitada quando se determina (ou altera) a definição de um campo. Quando a indexação está habilitada, o FileMaker Pro cria uma lista de todos os valores que ocorrem no campo na tabela. Isso melhora o desempenho de tarefas como localizar dados, mas aumenta o tamanho do arquivo em disco.
Inspetor
No Modo de layout, uma ferramenta que permite visualizar e editar as configurações de objetos, as partes de layout e o plano de fundo do layout. Você pode abrir vários inspetores para exibir e formatar configurações em diferentes guias ao mesmo tempo. Para abrir o Inspetor, escolha o menu Exibir > Inspetor. Para abrir outra janela do Inspetor, escolha o menu Exibir > Novo Inspetor.
Internet
Uma rede internacional composta para diversas outras redes interligadas com o uso do protocolo de rede TCP/IP.
Intranet
Uma rede TCP/IP particular de computadores interligados em uma empresa ou organização.
Item de menu
Um item listado em um menu na barra de menus. Um item de menu corresponde a um comando, submenu ou separador.
J
Janela de diálogo
Uma janela de documento em um estado modal. Seu comportamento é similar ao de uma janela quando um script em execução é pausado. É possível criar e personalizar uma janela de diálogo usando a etapa de script Nova janela.
Janela de documento
Uma janela do FileMaker sem modelo padrão. É possível criar e personalizar uma janela de documento usando a etapa de script Nova janela.
Janela de documento flutuante
Uma janela do FileMaker sem modelo padrão que fica no tipo de outras janelas enquanto os usuários trabalham no FileMaker Pro. É possível criar e personalizar uma janela flutuante usando a etapa de script Nova janela.
Janela de modal
Uma janela que requer ação do usuário antes que os usuários possam continuar trabalhando no FileMaker Pro. Use uma janela de modal para exibir mensagens de alerta ou coletar informações de usuários.
Janela Objetos de layout
Uma janela que exibe uma lista hierárquica de todos os objetos que estão em um layout. É possível selecionar, ocultar e nomear objetos e alterar a ordem de empilhamento.
JDBC
Uma API Java que usa instruções SQL para acessar dados de vários sistemas de gerenciamento de banco de dados e trocar dados com eles. O driver JDBC estabelece a comunicação entre o applet Java e a fonte de dados do FileMaker Pro ou do FileMaker Server.
JPEG (Joint Photographic Experts Group)
Um formato de arquivo independente de plataforma geralmente usado para distribuir gráficos na Internet.
JSON (JavaScript Object Notation)
Um formato de troca de dados simples usado por muitos serviços da Web para transferir objetos de dados compostos por pares de nome-valor.
L
LAN (local area network)
Uma conexão entre computadores em um local com o uso de um cabo ou um sistema sem fio.
Layout
Uma organização de campos, objetos, imagens e partes de layout que representa a forma como as informações são organizadas e apresentadas quando você procura, visualiza ou imprime registros. Você pode projetar layouts diferentes para inserir dados, imprimir relatórios e etiquetas de endereço, exibir páginas da Web etc.
Layout de envelope
Um layout predefinido com campos organizados para impressão em envelopes comerciais padrão.
Layout de etiquetas
Um layout predefinido com campos organizados para impressão horizontal ou verticalmente em blocos de etiquetas de endereços e mídias e folhas de índice.
Layout de exibição em lista
Um tipo de Layout de relatório em que os campos especificados aparecem em colunas na tela ou na página em uma linha. Os nomes de campos estão na parte do cabeçalho, e a parte do rodapé fica em branco.
Layout de formulário padrão
O layout padrão, com todos os campos organizados em linhas separadas na ordem em que foram definidos. A parte do corpo é alta o suficiente para incluir todos os campos no arquivo. Esse layout inclui as partes de cabeçalho e rodapé.
Layout de relatório
Um tipo de layout predefinido para configurar relatórios simples. É possível criar um layout com linhas e colunas de dados simples (como em uma lista) ou um relatório complexo com dados agrupados (relatórios de sub-resumo). Os campos especificados aparecem em colunas na tela ou na página em uma linha. Os nomes de campos estão na parte do cabeçalho, e a parte do rodapé fica em branco.
Layout em branco
Um layout que contém partes vazias do corpo, cabeçalho e rodapé.
LDAP (Lightweight Directory Access Protocol)
Um protocolo usado para acessar serviços de diretório online.
Legenda do gráfico
Uma chave que identifica as cores atribuídas a uma série de dados em um gráfico.
Limite de campo
No Modo de layout, um contorno que mostra o tamanho de um campo. Para definir os limites do campo, escolha o menu Exibir > Mostrar > Limites de campo. Esses limites aparecem apenas no Modo de layout. Entretanto, você pode usar a guia Aparência Aparência do Inspetor para formatar objetos que têm bordas que não aparecem no Modo de navegação e quando o layout é impresso.
Linha
Quando um layout é visualizado em uma exibição em tabela, uma linha corresponde a um registro.
Linha de base do texto
No Modo de layout, a linha de guia que aparece como a base do texto em um bloco de texto ou campo. As linhas de base de texto podem ser sólidas, pontilhadas ou tracejadas. Se quiser que as linhas de base de texto também apareçam nos Modos de navegação e de busca, selecione Linha de base do texto na guia Aparência Aparência do Inspetor.
Link para instantâneo
Um conjunto encontrado de registros salvo no formato FileMaker Pro Snapshot Link (FMPSL), com a extensão de nome de arquivo .fmpsl. Um link para instantâneo captura e preserva o conjunto encontrado como estava quando foi executada a solicitação de busca. Você pode também enviar por e-mail um arquivo FMPSL a outra pessoa.
Lista de valores
Para economizar tempo e garantir a precisão durante a entrada de dados, defina valores de texto, número, data ou hora usados com frequência como uma lista de valores. Ao inserir dados, você pode escolher opções na lista de valores definidos.
É possível formatar listas de valores para exibição em uma lista suspensa ou um menu pop-up ou como caixas de seleção ou botões de opção. Os valores em uma lista de valores podem ser definidos pelo usuário ou ter como base os valores em um campo no mesmo arquivo ou em um arquivo diferente. É possível também definir relacionamentos para uso com listas de valores, a fim de acessar e exibir determinados valores relacionados. Outra opção é usar uma lista de valores de outro arquivo.
M
Menu
Uma lista de itens de menu. Cada menu tem um título que aparece na barra de menus.
Menu de atalhos
Use para editar objetos ou dados rapidamente escolhendo comandos em um menu de atalhos ou de contexto. Os comandos variam dependendo do modo sendo usado, do item sobre o qual o cursor está e se um item está selecionado.
Para exibir um menu de atalho, clique com o botão direito do mouse (Windows) ou Control-click (macOS) no item.
Menu personalizado
Um menu que não é nenhum dos menus padrão do FileMaker Pro. No FileMaker Pro Advanced, você pode criar menus personalizados, itens de menu e conjuntos de menu.
Menu pop-up Layout
Na barra de layout, um menu pop-up no qual é possível escolher Gerenciar layouts (Modo de layout) ou um layout definido (todos os modos).
Modelo
Um site predefinido que pode ser selecionado na caixa de diálogo Configuração do visualizador Web para ajudar a criar um visualizador Web rapidamente.
Modo
No FileMaker Pro, os quatro ambientes diferentes (Navegação, Busca, Layout e Visualização) que você usa para trabalhar com seu arquivo.
Modo de busca
O modo do FileMaker em que os critérios são especificados para localizar um subconjunto de registros.
(Use o Modo de navegação para inserir e editar suas informações; use o Modo de layout para projetar como suas informações são exibidas. Use o Modo de busca para localizar registros que correspondem aos critérios de pesquisa; use o Modo de visualização para exibir como os seus registros serão impressos.)
Modo de layout
O modo do FileMaker em que você determina como as informações em campos são apresentadas na tela e em relatórios impressos.
(Use o Modo de navegação para inserir e editar suas informações; use o Modo de layout para projetar como suas informações são exibidas. Use o Modo de busca para localizar registros que correspondem aos critérios de pesquisa; use o Modo de visualização para exibir como os seus registros serão impressos.)
Modo de navegação
O modo do FileMaker em que você insere e edita informações em campos. Grupos de campos compõem os registros do arquivo. É possível visualizar um registro por vez (clique em Exibição em formulário na barra de layout), exibir os registros em uma lista (clique em Exibição em lista) ou exibir registros organizados em uma tabela igual a uma planilha (clique em Exibição em tabela).
(Use o Modo de navegação para inserir e editar suas informações; use o Modo de layout para projetar como suas informações são exibidas. Use o Modo de busca para localizar registros que correspondem aos critérios de pesquisa; use o Modo de visualização para exibir como os seus registros serão impressos.)
Modo de visualização
O modo do FileMaker em que você vê como os layouts ficarão quando forem impressos.
(Use o Modo de navegação para inserir e editar suas informações; use o Modo de layout para projetar como suas informações são exibidas. Use o Modo de busca para localizar registros que correspondem aos critérios de pesquisa; use o Modo de visualização para exibir como os seus registros serão impressos.)
N
Navegador
Um aplicativo que pode ser usado para exibir páginas da Web ou sites na World Wide Web ou em uma intranet. Navegadores fazem download de páginas da Web para o computador do visualizador.
Nome da fonte de dados (DSN)
Uma estrutura de dados que contém as informações sobre um arquivo específico de que um driver ODBC necessita para se conectar a ele.
Nome de domínio
Um nome que identifica um computador na Internet.
Nome do campo
O nome atribuído a um campo ao definir o campo. Quando você adiciona um campo a um layout, o FileMaker Pro também adiciona uma etiqueta de campo editável correspondente ao nome do campo. Você também pode usar o nome do campo como um texto de espaço reservado. Os campos totalmente qualificados são exibidos no formato nomedatabela::nomedocampo.
Nome totalmente qualificado
O nome completo de um campo ou layout, expresso com o uso do formato nomedaTabela::[nome do campo ou layout], em que "nomedaTabela" é o nome da ocorrência da tabela subjacente no gráfico de relacionamentos que o campo ou o layout tem como base. Um nome totalmente qualificado identifica uma instância exata de um campo ou layout. Como os campos e layouts com nomes comuns podem ter como base tabelas diferentes, o FileMaker Pro usa nomes totalmente qualificados para evitar erros em cálculos e scripts.
Número de série
Um número exclusivo inserido pelo FileMaker Pro para cada registro. É possível informar o FileMaker Pro para automaticamente inserir um número de série para cada registro configurando as opções Inserir automaticamente na caixa de diálogo Opções para o campo. Você pode também serializar registros no Modo de navegação escolhendo o menu Registros > Substituir conteúdo do campo.
O
Objeto
Em um layout do FileMaker Pro, um objeto é uma entidade ou forma separada que você pode selecionar, mover, modificar, excluir ou nomear. Linhas, campos, botões, popovers, controles de painéis, portais, gráficos importados, blocos de texto, controles de abas e visualizadores Web são objetos. Alguns objetos, como portais, têm vários componentes. Uma linha de portal, por exemplo, é um componente do portal.
Objeto agrupado
Uma coleção de objetos que se comporta como um objeto no Modo de layout.
Objeto bloqueado
Um objeto em um layout que não pode ser editado ou excluído. Para bloquear ou desbloquear um objeto, selecione-o no Modo de layout. No Inspetor, clique na guia Posição Posição e escolha Bloquear ou Desbloquear na área Organizar e alinhar. Se um objeto estiver bloqueado, seus indicadores de seleção ficarão esmaecidos.
Objetos deslizantes
Os objetos que se movem juntos para fechar lacunas deixadas por entradas em campos adjacentes.
Defina o deslizamento no Modo de layout, na área Deslizamento e visibilidade da guia Posição Posição do Inspetor.
Ocorrência de tabela
No gráfico de relacionamentos, uma visualização separada em uma única tabela de origem subjacente.
ODBC
Uma API que usa instruções SQL para acessar dados de vários sistemas de gerenciamento de banco de dados e trocar dados com eles. O FileMaker Pro usa drivers ODBC para compartilhar dados (como fonte de dados) e interagir com dados de outros aplicativos (como um aplicativo cliente).
Operadores
Em cálculos, símbolos que indicam como combinar duas ou mais expressões. Eles incluem operadores aritméticos padrão (+, -, /, *), os operadores lógicos que configuram condições que devem ser atendidas para tornar um valor verdadeiro ou falso (AND, OR, XOR e NOT) e localizar operadores (<, =, @) que o ajudam a limitar os registros definidos em uma solicitação de busca.
No gráfico de relacionamentos, os símbolos que definem os critérios de correspondência entre um ou mais pares de campos em duas tabelas. Eles incluem: != (diferente de), > (maior que), < (menor que), = (igual), <= (menor que ou igual a), >= (maior que ou igual a) e x (todas as linhas, ou produto cartesiano).
Operandos
Componentes de uma fórmula. Por exemplo, na fórmula Quantidade*Preço, Quantidade e Preço são os operandos.
Ordem crescente
Sequência em ordem alfabética (A a Z) para palavras, ordem dos números do menor para o maior e datas e horas das mais antigas para as mais recentes.
Ordem de classificação
A sequência de reorganização de registros. Os registros são classificados pelo primeiro campo na lista de ordem de classificação, depois pelo segundo etc. Os valores em cada campo são classificados pela ordem especificada (crescente, decrescente ou personalizada).
Ordem de empilhamento
A ordem em que os objetos são sobrepostos em um layout. No Modo de layout, você pode alterar essa ordem no Inspetor ou usando a janela Objetos de layout.
Ordem de tabulação
A ordem em que você passa de um campo para o outro em um registro. No Modo de layout, é possível definir uma ordem de tabulação personalizada e incluir botões, controles de painel e visualizadores Web na ordem de tabulação.
Ordem decrescente
Sequência em ordem alfabética (A a Z) inversa para palavras, ordem dos números do maior para o menor e datas e horas das mais recentes para as mais antigas.
P
Página da Web
Um documento HTML exibido na Internet ou em uma intranet.
Página inicial
A página inicial de um site. Ela geralmente tem a forma de um índice, com links que permitem que os usuários acessem outras partes do site.
Painel ativo
No Espaço de trabalho de script, o painel (painel de scripts, painel de edição de script ou painel de etapas de script) que está ativo para uso.
Painel de guias
Um componente de um controle de abas. Um painel de guias é a área exibida quando uma guia em um controle de abas é selecionada. Você pode colocar objetos como linhas, campos, botões, portais, gráficos importados, blocos de texto, controles de abas, controles de slides e visualizadores Web nos painéis de guias.
Painel de slide
Um componente de um controle de slides. Um painel de slide é a área exibida quando um ponto em um controle de slides é selecionado. Você pode colocar objetos como linhas, campos, botões, portais, gráficos importados, blocos de texto, controles de abas, controles de slides e visualizadores Web nos painéis de slide.
Parte de navegação
Uma parte de layout que aparece acima da parte de cabeçalho do título (parte de navegação superior) ou abaixo da parte de rodapé do título (parte de navegação inferior), e pode conter campos, objetos e outros controles para ajudar os usuários a navegar em um layout ou solução. As partes de navegação não aparecem em impressões ou visualizações.
Parte do cabeçalho
Use uma parte do cabeçalho para cabeçalhos de coluna, títulos e outras informações que aparecem somente no topo de cada página em um layout. O FileMaker Pro exibe o cabeçalho no Modo de navegação e o imprime em cada página, exceto na primeira página se você adicionar um cabeçalho do título. Os campos adicionados a um cabeçalho são impressos em cada página, usando dados do primeiro registro nessa página.
Parte do corpo
Uma parte do layout que contém registros individuais provenientes de um arquivo.
Parte do layout
Uma seção de um layout que organiza ou resume informações. As partes do layout incluem corpo, cabeçalho, rodapé, cabeçalho do título, rodapé do título, navegação superior, navegação inferior, resumo geral inicial e final e sub-resumo inicial e final.
Parte do resumo geral
Use partes do resumo geral para exibir informações de resumo (totais, médias etc.) em campos de resumo para todos os registros no conjunto encontrado. Você pode adicionar uma parte do resumo geral ao topo (inicial) e outra parte à parte inferior (final) de um layout.
Parte do rodapé
Use a parte do rodapé para números de página ou datas. Essa parte aparece na parte inferior de cada tela ou página (a menos que você adicione um rodapé do título). Você pode ter apenas um rodapé em um layout. Um campo no rodapé exibe dados do último registro nessa página.
Partes do sub-resumo
Use partes do sub-resumo para exibir informações de um ou mais registros. Coloque um campo de resumo em uma peça de resumo para exibir um resumo das informações de cada grupo de registros classificados no campo de quebra. Você pode adicionar um ou mais sub-resumos acima (inicial) ou abaixo (final) ao corpo.
Pesquisar
Uma pesquisa faz a correspondência de registros e copia dados de uma tabela relacionada para um campo na tabela atual. Depois que os dados são copiados, eles se tornam parte da tabela atual (e permanecem na tabela em que foram copiados). Os dados copiados para uma tabela atual não são alterados automaticamente quando os valores na tabela relacionada mudam.
PHP (PHP: Hypertext Preprocessor)
Uma linguagem de programação de código-fonte aberto usada em softwares no lado de servidor para criar páginas da Web dinâmicas. O FileMaker Server permite publicar dados dos arquivos do FileMaker Pro em páginas da Web personalizadas criadas com PHP.
Plug-in
Um componente de software de terceiros que amplia os recursos do FileMaker Pro por meio de etapas de script externas e funções de cálculo externas do FileMaker Pro.
Ponto de dados
Em um gráfico, o valor dos dados representados no eixo x ou y exibidos como coluna, barra, ponto, bolha ou fatia.
Popover
Um objeto de layout que pode conter outros objetos de layout. Os popovers incluem uma área de conteúdo (em que os objetos são colocados) e podem incluir um título. Você abre um popover clicando em um botão popover. Reposição de popovers na tela conforme necessário para permanecer na vista.
Portal
Para bancos de dados relacionais, um objeto de layout em uma tabela em que você coloca um ou mais campos relacionados para exibir em linhas os dados de um ou mais registros relacionados.
Privilégio estendido
Privilégios que determinam as opções de compartilhamento de dados e outras opções que são permitidas por um conjunto de privilégios para um arquivo. Por exemplo, o privilégio estendido Acesso pela Rede FileMaker (fmapp) determina se o conjunto de privilégios permite o acesso ao arquivo por meio de clientes do FileMaker Pro e do FileMaker Go.
Privilégios de acesso
Permissão para exibir e trabalhar com certos registros, campos, layouts, listas de valores e scripts e para executar atividades relacionadas em um arquivo.
Problema
No Espaço de trabalho de script, um erro, omissão ou outra imprecisão encontrada em um script.
Propriedades de item de menu
Todas as configurações de um item de menu, incluindo plataforma, título de exibição, atalho e ação.
Provedor de identidade OAuth
Um serviço que usa OAuth para autenticar um usuário. OAuth é uma estrutura de autorização que permite que aplicativos de terceiros autentiquem usuários sem os usuários compartilharem suas credenciais com o terceiro.
Provedor de serviços de Internet (ISP)
A empresa da qual você compra sua conexão com a Internet.
Q
Quiosque
Uma solução do FileMaker executada em tela cheia, sem barras de ferramentas ou menus. Os usuários clicam em botões para navegar. No FileMaker Pro Advanced, use os Utilitários do Desenvolvedor para criar soluções de Quiosque. Você pode vincular soluções de Quiosque a soluções runtime autônoma.
R
Recuperar
Se um arquivo for danificado (por exemplo, for fechado inesperadamente durante uma atualização de disco rígido), você poderá tentar recuperar o arquivo. O FileMaker Pro preserva o máximo de dados possível (o esquema e a estrutura do arquivo e seus registros, tabelas, layouts, scripts e definições de campo).
Recurso omitido
Um recurso que foi excluído temporariamente do conjunto encontrado (mas não do arquivo). Você pode visualizar os registros omitidos escolhendo o menu Registros > Mostrar somente omitidos ou retornar os registros omitidos ao conjunto encontrado escolhendo o menu Registros > Mostrar todos os registros.
Rede FileMaker
Um método de comunicação criado no FileMaker Pro que permite compartilhar arquivos hospedados pelo FileMaker Pro ou FileMaker Server com outros em uma rede ou no FileMaker Go. As configurações e os privilégios da Rede FileMaker definidos determinam como os outros usuários (clientes) podem abrir e usar o arquivo compartilhado.
Registro
Um conjunto de campos em uma tabela de banco de dados. Cada registro contém dados sobre uma única atividade, pessoa, assunto ou transação.
Registro relacionado
Um registro na tabela relacionada cujo campo correspondente (de acordo com o relacionamento usado) contém um valor igual ao valor no campo de correspondência de outra tabela,
Relação 1-away
Uma correspondência entre tabelas de banco de dados em que duas tabelas estão diretamente relacionadas entre si, com nenhuma outra tabela entre eles.
Relacionamento
Os relacionamentos fornecem acesso a dados de uma tabela para outra. Os relacionamentos podem ser associados a um registro em uma tabela para um registro em outra tabela, um registro para vários outros registros ou todos os registros em uma tabela para todos os registros em outra tabela, dependendo dos critérios especificados quando você cria o relacionamento no gráfico de relacionamentos.
Relacionamento de muitos-para-muitos
Uma correspondência entre dados em tabelas de banco de dados em que mais de um registro na primeira tabela está relacionado a mais de um registro em outra tabela e mais de um registro nessa tabela está relacionado a mais de um registro na primeira tabela.
Relacionamento de um-para-muitos
Uma correspondência entre os dados em tabelas de banco de dados em que um registro na primeira tabela está relacionado a mais de um registro em outra tabela.
Relacionamento de um-para-um
Uma correspondência entre os dados em tabelas de banco de dados em que um registro na primeira tabela está relacionado a um registro em outra tabela.
Relatório com dados agrupados
Um relatório de sub-resumo que você cria usando o tipo de layout de relatório. Relatórios com dados agrupados podem incluir totais e subtotais.
Relatório de design de banco de dados
Uma ferramenta do FileMaker Pro Advanced que cria um relatório do esquema de banco de dados.
Resumo geral
Valor total ou outro valor agregado de todos os registros no conjunto encontrado.
S
Script
Uma ou mais instruções (etapas de script) que você pode definir para automatizar tarefas repetitivas ou difíceis. Você pode criar e gerenciar scripts usando o Espaço de trabalho de script. Execute um script clicando em seu botão, fechando seu comando de menu, chamando-o de outro script ou de um plug-in ou executando-o na inicialização ou quando um arquivo é fechado.
Script de inicialização
Um script que é executado automaticamente quando um arquivo é aberto. Você pode colocar em scripts coisas como configuração de formatos do sistema para os formatos do usuário ou configuração de um arquivo para ser compartilhado em um script de inicialização.
Você pode especificar um script de inicialização no gatilho de script AoAbrirPrimeiraJanela na caixa de diálogo Opções de arquivo.
Script externo
Um script usado por um arquivo, mas definido em um arquivo diferente. Use a etapa de script Realizar script para selecionar um script definido a partir de um arquivo relacionado ou selecionar uma referência de arquivo a um arquivo no disco rígido ou na rede.
Script pai
Um script que define os parâmetros de script e pode chamar outros scripts.
Script recursivo
Um script que chama a si próprio.
Segmento
Um componente de um objeto da barra de botões. Cada segmento pode ser definido como um botão ou botão popover.
Segurança
A proteção colocada em um arquivo. A segurança inclui vários tipos de contas para autenticar usuários, níveis de conjuntos de privilégios para determinar o que pode ser feito com um arquivo e autorização de outros arquivos para criar referências ao arquivo atual (incluindo seus layouts, tabelas, scripts e listas de valores). A segurança também inclui privilégios estendidos, que determinam as opções de compartilhamento de dados permitidas por um conjunto de privilégios.
Selo
Um ícone que indica que formatação condicional, gatilhos de script, texto de espaço reservado ou dicas de ferramenta foram aplicados a um campo, objeto ou layout; que a busca está disponível para um campo; ou que um objeto é um botão, um botão popover ou barra de botões;ou que uma solução é um favorito.
Senha de criptografia
A senha é necessária para abrir um arquivo criptografado. Para o FileMaker Pro, a senha de criptografia é necessária para o usuário do FileMaker Pro que abre o arquivo, mas não para o clique que abre um arquivo hospedado pelo FileMaker Pro. O FileMaker Pro Advanced é necessário para ativar, desativar ou alterar uma senha de criptografia.
Separador
Uma linha em um menu que separada ou agrupa itens de menu. Um separador também pode ser o caractere usado para separar partes de uma data, hora ou número, ou o ponto e vírgula (;) usado para separar parâmetros em uma definição de função.
Separador de lista de funções
O caractere de pontuação v (um ponto e vírgula) que separa parâmetros em uma definição de função. Se você digitar uma vírgula (,), o FileMaker Pro automaticamente a mudará para um ponto e vírgula após você fechar a caixa de diálogo Especificar cálculo.
Série de dados
Pontos de dados representados em um gráfico. Quando várias séries de dados são colocadas em gráfico, cada série de dados é exibida em uma cor exclusiva e definida na legenda do gráfico, se incluída.
Servidor Web
Um computador que está conectado à Internet ou a uma intranet e tem um aplicativo de servidor Web instalado nele. Os aplicativos de servidor Web fornecem páginas da Web e arquivos associados a navegadores.
Sistema de gerenciamento de banco de dados (DBMS)
Um aplicativo que permite que os usuários armazenem, processem e recuperem informações em um banco de dados.
Site
Uma ou mais páginas da Web conectadas por links e exibidas na Internet ou em uma intranet.
Solicitação de busca
No Modo de busca, um formulário em branco com base no layout atual. Insira os critérios de pesquisa em um ou mais campos da solicitação de busca.
Solução
Um arquivo ou conjunto de arquivos contendo tabelas de banco de dados, layouts, scripts e dados associados. Uma solução resolve um ou mais problemas específicos, como rastrear clientes ou faturas.
Solução inicial
Um arquivo do FileMaker Pro criado profissionalmente e personalizado para gerenciar negócios comuns ou tarefas pessoais no iPad, iPhone, desktop ou na Web.
Solução runtime
Uma solução que não requer o FileMaker Pro ou o FileMaker Pro Advanced para ser usada. No FileMaker Pro Advanced, use os Utilitários do Desenvolvedor para vincular um arquivo principal e todos os arquivos auxiliares para produzir uma solução runtime autônoma.
SQL
Uma linguagem de consulta de programação estruturada que controla o DBMS e interage com ele.
Submenu
Um menu que se estende de outro item de menu.
Subscript
Um script chamado de outro script.
T
Tabela
Uma coleção de dados pertinentes a um assunto, como clientes ou preços de ações. Um banco de dados contém uma ou mais tabelas, que consistem em campos e registros. Quando se cria uma nova tabela, uma representação visual ou uma ocorrência da tabela aparece no gráfico de relacionamentos. É possível especificar várias ocorrências de tabela (com nomes exclusivos) da mesma tabela para se trabalhar com relacionamentos complexos no gráfico.
Tabela de origem
A tabela em que uma ou mais ocorrências de tabela no gráfico de relacionamentos têm como base. A tabela de origem é a tabela definida na guia Tabelas da caixa de diálogo Gerenciar banco de dados.
Tabela relacionada
Para bancos de dados relacionados, a tabela que contém os dados que deseja acessar e com os quais deseja trabalhar na tabela atual. Para pesquisas, a tabela que contém os dados que deseja copiar.
TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol)
O protocolo de comunicação básico que é a base da Internet.
Tema do layout
Uma coleção de estilos coordenados que determinam os atributos de cor, objeto, parte e plano de fundo e as fontes usadas em um layout. Os termas também aprimoram a aparência de um layout ou relatório e fornecem a todos os layouts uma aparência consistente. Um tema não controla o posicionamento ou o comportamento de campos ou objetos em um layout. Um tema é atribuído quando você cria um novo layout, mas o tema pode ser alterado no Modo de layout. Você pode também criar um tema alterando os estilos usados para o layout e salvando o tema com um novo nome.
Texto de espaço reservado
Um tipo de etiqueta de campo que é exibida dentro de um campo. Um texto de espaço reservado pode ser o nome do campo, outro texto (como instruções) ou o resultado de um cálculo. No Modo de layout, o texto de espaço reservado é indicado pelo selo de texto de espaço reservado em um campo.
Tipo de campo
A parte de uma definição de campo que determina qual tipo de dados é possível inserir no campo e os tipos de operações que o FileMaker Pro pode executar com os dados. O FileMaker Pro pode criar campos de texto, número, data, hora, carimbo de data/hora, container, cálculo e resumo (os campos globais contêm o mesmo valor para todos os registros no arquivo e podem ser de qualquer tipo, exceto resumo).
Tipo de dados do container
Imagens, filmes e documentos, como arquivos do Microsoft Word e PDF, podem ser inseridos em um campo de container. Os dados em campos de container podem ser incorporados no arquivo, armazenados por referência de arquivo ou armazenados externamente.
Tipos de layout
O FileMaker Pro inclui vários tipos predefinidos de layouts e relatórios para exibir em tipos de dispositivos diferentes (como telas de notebooks ou de dispositivos sensíveis ao toque), para diferentes finalidades (como procura de registros, inserção de dados ou impressão de relatórios e etiquetas de endereço ou envelopes). Após escolher um tipo de layout, você poderá fazer escolhas adicionais.
Para usar um tipo de layout predefinido, no Modo de layout, clique em Novo layout/relatório na barra de ferramentas de status. O assistente o orienta na criação do tipo de layout ou relatório desejado. Após concluir o assistente, use as ferramentas e os comandos no Modo de layout para personalizar o layout de acordo com as suas necessidades.
U
Unicode
Um padrão mundial que, em uma página de códigos, fornece um número exclusivo para cada caractere nas linguagens humanas, não importa qual seja a plataforma, o software ou o sistema operacional.
Unidade de medida
Nos Modos de navegação e layout, você pode definir a unidade de medida como pontos, polegadas ou centímetros.
URL (Uniform Resource Locator)
Um endereço Web que consiste em um protocolo, um nome de host e opcionalmente uma porta, um diretório e um nome de arquivo. Por exemplo, http://www.filemaker.com/br, ftp://12.34.56.78:80/myfiles/ ou fmp://mywebsite.com/sample.fmp12.
Usuário da Web
Uma pessoa que usa um navegador para acessar um arquivo do FileMaker Pro publicado na World Wide Web ou em uma intranet.
Utilitários do Developer
Um recurso do FileMaker Pro Advanced que permite vincular arquivos a uma solução runtime, exibir arquivos no modo de quiosque, impedir que usuários modifiquem o design ou a estrutura de banco de dados e automaticamente renomear conjuntos de arquivos e atualizar links para arquivos relacionados.
V
Valor booleano
O valor booleano é verdadeiro ou falso. Um campo contendo qualquer número exceto zero é avaliado como verdadeiro. Um campo contendo zero, nenhum dado ou conteúdo que não resulta em um número é avaliado como falso. Por exemplo, um campo contendo "ABC", "ABC0" ou um campo vazio é falso. Um campo contendo "1" ou "ABC2" é verdadeiro.
Valor de sub-resumo
Agrega valores de diferentes categorias de dados em um campo. Por exemplo, um valor de sub-resumo pode ser o total de funcionários para cada departamento.
Variável
Em um cálculo, um símbolo ou nome que representa um valor. Use a etapa de script Definir variável ou a função Let para especificar o nome, o valor e a repetição da variável. Os nomes com o prefixo $ são variáveis locais disponíveis apenas dentro do script atual. Use o prefixo $$ no nome para disponibilizar a variável em todo o arquivo (global). As variáveis locais e globais podem ter o mesmo nome, mas são tratadas como variáveis diferentes.
Variável de mesclagem
Uma variável inserida em um layout que exibe valores de uma variável local ou global no layout do registro atual. Você pode ver o valor da variável de mesclagem nos Modos de navegação, busca e visualização e ao imprimir registros.
Variável global
Uma variável global pode ser usada em um cálculo ou script em qualquer lugar de um arquivo, como, por exemplo, outros scripts ou caminhos de arquivo. O valor de uma variável global não é removido até o arquivo ser fechado.
Verificação de consistência
Uma verificação de consistência examina um arquivo que possa ter sido danificado devido a, por exemplo, um encerramento inesperado. O FileMaker Pro lê cada bloco de arquivos e verifica se a estrutura interna do bloco é válida e o bloco está corretamente vinculado a outros blocos no arquivo. (Uma verificação de consistência não lê todos os dados em cada bloco de arquivos ou verifica o esquema ou as estruturas de nível superior no arquivo; essas tarefas são executadas pela recuperação de arquivo.)
Visualizador de dados
Um recurso do FileMaker Pro Advanced que permite monitorar expressões como valores de campo, variáveis locais e globais e cálculos. É possível monitorar expressões durante a execução ou o teste de scripts no Depurador de scripts. É possível também monitorar os valores de campo e as variáveis no arquivo de arquivo.
Visualizador Web
Um objeto de layout que permite exibir informações de sites com base nos dados do seu arquivo.
W
World Wide Web
Uma conexão interligada de páginas da Web que reside em servidores Web e outros documentos, menus e arquivos, que são disponibilizados via URLs.
X
XML (Extensible Markup Language)
Em vez de ser um formato de arquivo rígido, XML é uma linguagem para definir formatos definidos que grupos podem usar para trocar dados. Muitas empresas estão usando XML para transferir informações sobre o produto, transações, inventário e outros dados de negócios.
O FileMaker Pro pode exportar dados XML que podem ser usados, por exemplo, por aplicativos de planilha, aplicativos de gráficos de dados e bancos de dados SQL corporativos. O FileMaker Pro pode também importar dados XML.
XSLT (Extensible Stylesheet Language Transformations)
XSLT (XSL Transformations) é um subconjunto de XSL (Extensible Stylesheet Language) usado para transformar (ou alterar) a estrutura de um documento XML em um formato de documento diferente. Por exemplo, você pode usar uma folha de estilos XSLT para transformar um documento XML em um documento HTML ou TXT.