Compartilhamento de arquivos em uma rede
 
Compartilhamento de arquivos em uma rede
Se o seu computador estiver conectado a uma rede, você e outros usuários do FileMaker Pro e FileMaker Go conseguirão usar o mesmo arquivo de banco de dados simultaneamente.
O Compartilhamento de rede FileMaker Pro suporta o compartilhamento de arquivos com até 5 usuários simultâneos (sem incluir o host). Os clientes do FileMaker Go estão incluídos no limite de 5 usuários. Para aceitar mais usuários e as tecnologias de publicação na Web, como XML, PHP, FileMaker WebDirect e a FileMaker Data API, use o FileMaker Server.
As informações deste tópico referem-se ao compartilhamento de arquivo em uma rede local. Para hospedar bancos de dados em uma rede, consulte Abertura de arquivos como o host. Para publicar arquivos na Web ou em uma intranet, consulte Publicação de bancos de dados na Web. Para compartilhar arquivos via ODBC ou JDBC, consulte Uso de ODBC e JDBC com o FileMaker Pro.
macOS: se você não conseguir compartilhar arquivos em uma rede local, verifique no computador host se o firewall de compartilhamento do macOS foi desativado ou se você adicionou uma configuração de porta de rede aberta para a porta 5003 nas preferências de compartilhamento do sistema. Para obter mais informações, consulte a Ajuda do macOS.
Importante  O compartilhamento (ou hospedagem) de um banco de dados do FileMaker Pro é independente de qualquer compartilhamento de arquivo de sistema operacional. O controle de acesso configurado no Windows ou no OS X não está associado aos privilégios de acesso configurados no FileMaker Pro e vice-versa.
Trabalho em arquivos compartilhados
O primeiro usuário do FileMaker Pro a abrir um arquivo local que tenha o Compartilhamento de rede do FileMaker Pro ativado torna-se o host. Ou, depois de fazer upload de um arquivo e o FileMaker Server o abrir, o FileMaker Server torna-se o host. Os usuários que abrirem um arquivo compartilhado depois que estiver aberto serão os clientes.
Nota  O software host FileMaker permite que somente versões recentes do software cliente FileMaker se conectem. Para saber quais as versões compatíveis do software host, consulte as especificações técnicas do FileMaker Pro.
Depois que um arquivo compartilhado é aberto, o host e os clientes têm acesso às mesmas informações e todas as alterações no arquivo aparecem na janela de cada usuário.
As modificações feitas nos dados por qualquer usuário são salvas no arquivo compartilhado. Qualquer alteração feita nos layouts e scripts também são salvas no arquivo compartilhado.
As ordens de classificação, as solicitações de busca, as ordens de campo de importação e exportação, e as configurações de impressão são específicas para cada usuário.
Embora vários usuários possam fazer alterações no mesmo arquivo compartilhado ao mesmo tempo, existem limitações para os tipos de alterações simultâneas permitidas.
 
Alterações em
Limitação
Dados em campos e registros
Duas pessoas não podem editar o mesmo registro ao mesmo tempo.
Layouts e elementos de layout
Duas pessoas não podem modificar o mesmo layout ao mesmo tempo.
Listas de valores
Duas pessoas não podem modificar ou definir listas de valores ao mesmo tempo.
Uma pessoa pode editar uma lista de valores enquanto outra pessoa a estiver utilizando no Modo de navegação ou no Modo de busca.
Scripts
Duas pessoas não podem modificar o mesmo script ao mesmo tempo.
Uma pessoa pode editar um script enquanto outra o estiver utilizando.
Tabelas, campos e relacionamentos (esquema de banco de dados)
Duas pessoas não podem modificar nenhum desses elementos de layout ao mesmo tempo.
Referências de fonte de dados
Duas pessoas não podem modificar ou definir fontes de dados ao mesmo tempo.
Uma pessoa poderá editar uma fonte de dados enquanto ela estiver sendo utilizada por outra pessoa.
Contas e privilégios
Duas pessoas não podem modificar nem definir contas e privilégios ao mesmo tempo.
Uma pessoa pode criar ou modificar uma conta ou privilégio enquanto outra pessoa a estiver utilizando.
Notas 
Os privilégios de acesso também podem restringir a capacidade dos usuários de alterar determinados elementos em um arquivo. Consulte Proteção de bancos de dados.