Trabalho com tabelas relacionadas > Sobre os critérios do relacionamento > Relacionamentos de um único critério
 

Relacionamentos de um único critério

Em um relacionamento de um único critério, a correspondência dos dados de um campo é feita com os dados de outro campo.

Por exemplo, um registro de uma das tabelas é relacionado a qualquer registro da outra tabela quando os valores CampodeTextoA e CampodeTextoB são iguais.

Duas tabelas com linhas entre dois campos mostrando um relacionamento de critério único

Uso um relacionamento de critério único

Use um relacionamento de critério único para relacionar duas tabelas com base em um valor comum único, como um número de série ou uma ID. Por exemplo:

1. Crie um banco de dados com estas duas tabelas:

Clientes, que armazena nomes e endereços

Contatos, que armazena números de telefone, tipos de números de telefone (como comercial, residencial, celular e assim por diante) e endereços de e-mail.

Os dados são divididos entre duas tabelas porque um único cliente pode ter vários números de telefone e endereços de e-mail.

2. Crie os seguintes campos:

 

Tabela

Nome do campo

Comentário

Clientes

ID do cliente

Campo numérico

 

Nome

Campo de texto

 

Sobrenome

Campo de texto

 

Endereço1

Campo de texto

 

Cidade

Campo de texto

 

Estado

Campo de texto

 

País

Campo de texto

Contatos

Número de telefone

Campo de texto

 

Tipo de telefone

Campo de texto

 

Endereço de e-mail

Campo de texto

 

Tipo de e-mail

Campo de texto

 

ID do cliente

Campo numérico

3. Use a caixa de diálogo Opções de campo para configurar o campo Clientes::ID do cliente para inserir automaticamente um número de série e para validar se o campo tem valores exclusivos. Consulte Configuração de opções para campos.

Essas configurações garantem que cada registro da tabela Clientes tem um número de ID exclusivo.

Na tabela Contatos, a ID do cliente é um campo numérico simples, portanto não defina opções de inserção automática, mas defina o campo para ser validado como não vazio.

4. No gráfico de relacionamentos, crie um relacionamento entre os campos ID do cliente de cada tabela. (ID do cliente é o campo de correspondência em cada tabela.)

Banco de dados Faturas ilustrando o exemplo acima

5. Na caixa de diálogo Editar relacionamento:

Selecione Permitir criação de registros nessa tabela por meio desse relacionamento para a tabela Contatos. Quando você insere um número de telefone em um linha vazia do portal e o FileMaker Pro Advanced cria um registro relacionado para esse número de telefone.

Como o relacionamento é definido para permitir a criação de registros relacionados na tabela Contatos, a ID do cliente em um registro Clientes será inserida automaticamente no campo ID do cliente da tabela Contatos em cada novo registro relacionado. Assim, vários registros da tabela Contatos poderão ser relacionados a um único registro na tabela Clientes.

Selecione Excluir registros relacionados nessa tabela quando um registro for excluído na outra tabela para a tabela Contatos. Não há motivo para manter números de telefone antigos se o registro de contato correspondente tiver sido excluído.

6. Adicione um portal à tabela contatos no layout de Clientes e adicione esses campos relacionados ao portal: número de telefone, Endereço de e-mail.

Quando você insere um número de telefone ou um endereço de e-mail em uma linha vazia do portal na tabela Clientes, o FileMaker Pro Advanced cria um registro relacionado para esse número de telefone ou endereço de e-mail na tabela Contatos.

Tópicos relacionados 

Trabalho com o gráfico de relacionamentos

Criação e alteração de relacionamentos

Criação de portais para exibir registros relacionados