Referência > Manutenção e recuperação de bancos de dados do FileMaker Pro Advanced > Sobre a recuperação de arquivos do FileMaker Pro Advanced
 

Sobre a recuperação de arquivos do FileMaker Pro Advanced

O FileMaker Pro Advanced realiza uma verificação de consistência automaticamente, se necessário, quando um banco de dados é aberto. Também é possível optar por verificar a consistência de um arquivo com suspeita de danos. Se um banco de dados precisar de uma correção mais extensa para abrir, o FileMaker Pro Advanced poderá tentar recuperar o arquivo.

A ação subjacente da recuperação é preservar o máximo de dados possível. Nesse contexto, os dados genericamente se referem ao esquema e à estrutura do arquivo e suas tabelas, registros, layouts, scripts e definições de campo. Dados não essenciais, como a ordem de classificação, não são recuperados.

Esses utilitários não garantem que o arquivo tenha sido reparado completamente. Por isso, após obter um banco de dados danificado para abrir, você deverá imediatamente salvar uma cópia de backup do banco de dados recuperado e, dependendo da gravidade do problema, possivelmente importar os dados em um clone do banco de dados original.

Após abrir um banco de dados reparado ou recuperado, verifique se o conteúdo está consistente, especialmente se uma operação ativa estava em execução no momento do encerramento.

Notas especiais sobre a recuperação de arquivos

Em geral, a recuperação de um arquivo deve ficar reservada aos arquivos que não abrem ou estão apresentando problemas de índice. Tente salvar uma cópia compactada do arquivo primeiro. Os bancos de dados que estão retornando registros incorretamente de uma busca deverão ser corrigidos salvando uma cópia compactada (consulte Gravação de uma cópia compactada).

O comando Recuperar tenta agressivamente corrigir um arquivo para que você possa abri-lo e recuperar os seus dados. Para fazer isso, o processo de recuperação pode excluir arquivos corrompidos, layouts, objetos de layout, scripts e dados. Por esse motivo, você deverá usar apenas o comando Recuperar quando não conseguir abrir um arquivo. Não use esse comando para manutenção regular de arquivos.

Existem diversas outras condições que retornam resultados de busca incorretos, incluindo tipos de campo não correspondentes. Além disso, registros podem ser excluídos inesperadamente por uma etapa de script indevida ou um conjunto de opções na caixa de diálogo Editar relacionamento. Certifique-se de ter eliminado todas as outras possibilidades antes de considerar que um arquivo está danificado e deve ser recuperado.

Tópicos relacionados 

Recuperação de arquivos