Noções básicas sobre o FileMaker Pro > Abertura e gerenciamento de arquivos > Gravação e cópia de arquivos
 
Gravação e cópia de arquivos
Por padrão, o FileMaker Pro salva automaticamente as alterações nos seus dados conforme você trabalha, portanto, não existe nenhum comando Salvar. Entretanto, é possível:
salvar uma cópia do arquivo como backup
salvar um clone do arquivo sem nenhum dado
Algumas ações não fazem um arquivo ser salvo. Para obter mais informações, consulte "O que o FileMaker Pro não salva", abaixo.
Para criar uma cópia ou clone do seu arquivo de banco de dados:
1. Escolha o menu Arquivo > Salvar cópia como.
2. Navegue até onde deseja salvar a cópia no seu disco.
3. Para Nome do arquivo (Windows) ou Salvar como (macOS), digite um nome de arquivo.
4. Para Salvar (Windows) ou Tipo (macOS), escolha uma das seguintes opções:
 
Escolha
Para
cópia do arquivo atual
Duplicar o arquivo atual.
cópia compactada (menor)
Otimizar o arquivo (remover o espaço em branco). Consulte Gravação de uma cópia compactada.
clone (sem registros)
Salvar as tabelas, os layouts, os scripts, as opções de configuração de página e as definições de campo de um arquivo sem os dados
cópia contida em si (arquivo único)
Crie uma cópia do arquivo atual com todos os dados do container armazenados como uma referência de arquivo ou armazenados externamente (armazenamento aberto e protegido) incorporados aos campos de container do arquivo
Nota  Para ter uma cópia de um arquivo que tenha dados de container armazenados externamente, escolha cópia contida em si. As opções de cópia do arquivo atual e cópia compactada não copiam dados armazenados externamente. Se quiser usar uma dessas opções, será preciso integrar dados aos campos do container primeiro. Para obter mais informações, consulte Configuração de campos de container para armazenar dados externamente.
5. Clique em Salvar.
O que o FileMaker Pro não salva
O FileMaker Pro não importa o arquivo, somente armazena uma referência para o arquivo e controla onde ele está localizado no seu disco rígido. Por exemplo, aqui há algumas alterações que não são salvas:
Exibição de um registro ou layout diferente
Classificação de registros ou modificação de uma ordem de classificação
Execução de operações de busca, como Buscar, Mostrar todos os registros, Omitir registro ou modificar uma solicitação de busca
Apresentação ou ocultação da barra de ferramentas de status
Por exemplo, se você abrir um arquivo, classificar registros e fechar o arquivo, o FileMaker Pro não salvará a ordem de classificação. Contudo, se você abrir um arquivo, adicionar um novo registro, classificar os registro e fechar o arquivo, o FileMaker Pro salvará a ordem de classificação e também o novo registro.
Notas 
O FileMaker Pro salva constantemente as alterações na RAM ou no cache do computador. Você pode definir o intervalo no qual o FileMaker Pro salva o seu trabalho em disco. Para obter mais informações, consulte Configuração de preferências de memória.
É possível também especificar quando o FileMaker Pro salva as alterações criando (e executando) um script que contém a Liberar cache para disco etapa de script. Esse comando de script move qualquer coisa armazenada na RAM para o disco rígido.
Por padrão, o FileMaker Pro não salva as alterações de design do layout automaticamente. Por esse motivo, salve o seu trabalho periodicamente enquanto estiver projetando um layout no Modo de layout. É possível também definir uma preferência de forma que as alterações de layout sejam salvas automaticamente. Para obter mais informações, consulte Salvamento e reversão de alterações em layout.
Se quiser mais controle sobre quando os dados de registro são salvos, desmarque a opção Salvar alterações em registros automaticamente para cada layout. Para obter mais informações, consulte Configuração da opção de salvamento de registro automático para um layout.
O comando de menu Salvar cópia como não é suportado nos arquivos de banco de dados do FileMaker Pro hospedados pelo FileMaker Server.
Se visualizar um alerta indicando que houve uma falha durante a transferência dos dados de container quando você criou a cópia contida em si, consulte o arquivo Transfer.log, localizado na pasta Documentos do usuário para obter detalhes.
Tópicos relacionados 
Abertura e gerenciamento de arquivos
Gravação, importação e exportação de dados