Trabalho com tabelas relacionadas > Sobre os critérios do relacionamento
 
Sobre os critérios do relacionamento
Ao associar duas tabelas usando um relacionamento, você estabelece os critérios que o FileMaker Pro usa para exibir ou acessar registros relacionados.
Os critérios podem ser simples, como a correspondência de um campo da TabelaA a um campo da TabelaB com valores iguais. Uma definição de relacionamento mais complexa geralmente retorna um conjunto mais limitado de registros relacionados. Os exemplos de relacionamentos complexos incluem o uso de vários campos de correspondência ou os dois lados do relacionamento, comparando os campos de correspondência usando operadores relacionais não iguais ou usando campos de correspondência calculados.
A tabela a seguir descreve os tipos de critérios que você pode usar ao criar relacionamentos.
 
Tipo de relacionamento
Descrição
Único critério
Relaciona duas tabelas com base em um único valor comum, como um número de série ou um número de ID. Consulte Relacionamentos de um único critério.
Vários critérios
Relaciona duas tabelas com base em mais de um valor comum, como uma ID de cliente e uma data. Consulte Relacionamentos de vários critérios.
Critérios comparativos
Use um ou mais operadores relacionais para comparar valores de campo de correspondência nas duas tabelas relacionadas. Consulte Relacionamentos que usam operadores comparativos.
Intervalo de registros
De forma similar a um relacionamento de vários critérios, usa operadores comparativos para encontrar um intervalo de registros que são maiores do que um critério e menor do que o outro critério. Consulte Relacionamentos que retornam um intervalo de registros.
Tópicos relacionados 
Planejamento de um banco de dados relacional
Trabalho com o gráfico de relacionamentos
Criação e alteração de relacionamentos