Uso do FileMaker Pro Advanced > Sobre a criação de soluções runtime (FileMaker Pro Advanced) > Recuperação de arquivos runtime (FileMaker Pro Advanced)
 
Recuperação de arquivos runtime (FileMaker Pro Advanced)
Interrupções no fornecimento de energia, problemas de hardware ou outros fatores podem danificar um arquivo de banco de dados do FileMaker. Se a solução de banco de dados for danificada, os usuários precisarão recuperar o arquivo danificado. Quando o aplicativo runtime descobrir um arquivo danificado, uma caixa de diálogo será exibida, instruindo o usuário a entrar em contato com o desenvolvedor. Mesmo se a caixa de diálogo não aparecer, os arquivos poderão ficar corrompidos e exibir um comportamento incorreto.
Quando souber qual arquivo está danificado, você poderá recuperá-lo usando o comando Recuperar, se tiver o FileMaker Pro ou o FileMaker Pro Advanced instalado. Contudo, se o usuário tiver somente o aplicativo runtime, o comando Recuperar não aparecerá no menu Arquivo do aplicativo runtime.
Para recuperar um arquivo danificado:
Em máquinas Windows, pressione Ctrl+Shift enquanto clica duas vezes no ícone do aplicativo runtime. Mantenha as teclas pressionadas até ver a caixa de diálogo Abrir arquivo danificado.
Em máquinas macOS, pressione Command-Option enquanto clica duas vezes no ícone do aplicativo runtime. Mantenha as teclas pressionadas até ver a caixa de diálogo Abrir arquivo danificado.
O que esperar durante o processo de recuperação
Durante o processo de recuperação, o aplicativo runtime:
cria um novo arquivo
renomeia qualquer arquivo danificado adicionando Antigo ao final dos nomes de arquivo (por exemplo, Gerente de contato é renomeado como Gerente de contato Antigo)
coloca o nome do arquivo original no arquivo reparado
Se os usuários presenciarem comportamento incomum nos arquivos recuperados, eles deverão reverter para uma cópia de backup feita antes de o arquivo ficar corrompido ou entrar em contato com você solicitando assistência técnica.
Documentação de recuperação de seus clientes
Na sua documentação, você deverá dizer aos usuários o que fazer após a recuperação de um arquivo. Diga aos seus usuários para:
1. Recupere o arquivo da solução danificado usando o método descrito acima para o tipo de computador que estão usando.
2. Abra o arquivo da solução recuperado no aplicativo runtime.
3. Escolha o menu Arquivo > Salvar cópia como.
4. Na caixa de diálogo, escolha a cópia compactada (menor) na lista Salvar (Windows) ou Tipo (macOS), dê um nome ao arquivo e clique em Salvar.
Dê ao arquivo compactado o mesmo nome de arquivo do original.
5. Faça uma cópia do banco de dados original e importe os dados do arquivo recuperado nele.
Tópicos relacionados 
Verificação de consistência do arquivo
Sobre a criação de soluções runtime (FileMaker Pro Advanced)
Preparação de arquivos para uma solução runtime (FileMaker Pro Advanced)
Vínculo de arquivos a uma solução runtime (FileMaker Pro Advanced)
Nomeação de soluções runtime (FileMaker Pro Advanced)
Distribuição de soluções runtime (FileMaker Pro Advanced)
Importação de dados em soluções runtime atualizadas (FileMaker Pro Advanced)
Inicialização de soluções runtime (FileMaker Pro Advanced)