Gravação, importação e exportação de dados > Importação de dados no FileMaker Pro > Importação de dados XML
 
Importação de dados XML
O FileMaker Pro pode importar dados XML para um arquivo existente do FileMaker Pro ou converter o XML em um novo arquivo do FileMaker Pro.
O XML pode ser um arquivo físico ou o resultado de uma solicitação HTTP enviada a um servidor Web. Por exemplo, é possível configurar um banco de dados Ordens para enviar números de acompanhamento a uma empresa de fornecimento de embalagens na forma de uma solicitação HTTP, e o seu servidor Web poderá retornar as informações de acompanhamento do pacote mais recentes no formato XML, prontas para serem importadas no banco de dados Ordens.
O XML importado deve estar em conformidade com a definição de tipo de documento (DTD) do FileMaker FMPXMLRESULT. Caso o XML esteja em um formato diferente, você poderá aplicar uma folha de estilo Extensible Stylesheet Language (XSLT) durante a importação para transformar o XML na gramática FMPXMLRESULT. Consulte Formato XML.
Para importar XML:
1. O que você faz primeiro depende de estar importando XML para um arquivo existente do FileMaker Pro ou convertendo XML em um novo arquivo do FileMaker Pro. Realize uma das seguintes ações:
 
Para importar XML
Faça isso
Para um arquivo existente do FileMaker Pro
Avance para a etapa 2.
Convertendo o XML em um novo arquivo do FileMaker Pro
Vá para a etapa 8.
2. Se estiver atualizando registros existentes ou correspondentes, faça uma cópia de backup do arquivo de destino no qual está importando.
Importante  A atualização dos registros existentes ou correspondentes substitui os dados no arquivo de destino e não pode ser desfeita. Escolha o menu Arquivo > Salvar cópia como para criar uma cópia em backup do arquivo de destino. Certifique-se de entender como a atualização dos registros funciona. Consulte Métodos de importação de dados em um arquivo existente.
3. Abra o arquivo do FileMaker Pro para o qual deseja importar registros (o arquivo de destino).
4. Se o arquivo de destino tiver várias tabelas, use o menu pop-up Layout para exibir um layout que mostra registros da tabela na qual deseja importar os dados.
5. Se estiver atualizando registros existentes ou correspondentes, proceda da seguinte forma antes de importar. (se estiver adicionando novos registros, ignore a próxima etapa.)
Se estiver atualizando registros existentes no arquivo, verifique se o conjunto encontrado tem somente os registros que deseja substituir. Classifique os registros (por exemplo, por nome do campo) para assegurar que os dados sendo importados substituam os registros corretos no arquivo de destino.
Se estiver atualizando registros correspondentes, verifique se o conjunto encontrado tem somente os registros que deseja atualizar. Os registros fora do conjunto encontrado não serão atualizados, mesmo se os dados do campo de correspondência corresponderem.
6. Escolha o menu Arquivo > Importar registros > Fonte de dados XML.
A caixa de diálogo Especificar opções de XML e XSL é exibida.
7. Vá para a etapa 11.
Você deve seguir apenas as etapas 8 a 10 se estiver convertendo XML em um novo arquivo do FileMaker Pro.
8. Escolha o menu Arquivo > Abrir.
9. Na guia Minhas soluções, no Centro de inicialização, clique em Procurar.
10. Na caixa de diálogo Abrir arquivo, para Arquivos do tipo (Windows) ou Mostrar (macOS), escolha Fonte de dados XML e selecione o arquivo.
A caixa de diálogo Especificar opções de XML e XSL é exibida.
11. Para Especificar fonte de dados XML, escolha a fonte dos dados XML a serem importados.
A fonte XML pode ser um arquivo ou o resultado de uma solicitação HTTP.
12. Para aplicar uma folha de estilo XSLT ao XML antes da importação, selecione Usar folha de estilo XSL e especifique a fonte da folha de estilo XSLT.
Quando o XML sendo importado não estiver em conformidade com a DTD FMPXMLRESULT, você deverá aplicar uma folha de estilo XSLT que transforma o XML na gramática correta. A fonte XSLT pode ser um arquivo ou o resultado de uma solicitação HTTP.
13. Clique em Continuar.
Usando um analisador XML baseado em Xerces e um analisador XSLT baseado em Xalan, o FileMaker Pro aplica uma folha de estilo XSLT (caso uma seja especificada) para transformar os dados XML. Se uma mensagem de erro aparecer, corrija o erro e tente importar novamente.
14. Realize uma das seguintes ações:
 
Se estiver importando XML
Faça isso
Para um arquivo existente do FileMaker Pro
A caixa de diálogo Importar mapeamento de campo é exibida, na qual você escolhe o tipo de importação a ser executado e mapeia os campos no seu banco de dados para os dados que deseja importar. (Consulte Configuração da ação de importação e mapeamento de campos durante a importação.) Escolha opções na caixa de diálogo e depois clique em Importar.
Convertendo o XML em um novo arquivo do FileMaker Pro
A caixa de diálogo Nomear arquivo convertido é exibida. Digite um nome para o novo arquivo, escolha um local e clique em Salvar.
Notas 
Para detalhes sobre os requisitos de XML bem-formado, consulte a especificação XML, que está disponível em http://www.w3.org/XML/.
O FileMaker Pro usa o analisador XML Xerces-C++, que oferece suporte a dados XML nas seguintes codificações de caracteres:
ASCII
UTF-8
UTF-16 (Big/Small Endian)
UCS4 (Big/Small Endian)
EBCDIC nas codificações IBM037 e IBM1140
ISO-8859-1 (Latin1)
Windows-1252
Embora Windows-1252 seja a codificação de caracteres padrão no Windows, essa codificação de caracteres não é amplamente reconhecida por outras ferramentas de processamento XML. Se estiver usando uma ferramenta de edição baseada em Windows para gerar XML, verifique a declaração encoding="..." para ver qual conjunto de caracteres ela gera. Consulte as Perguntas frequentes sobre Xerces C++ no site da Apache em http://xerces.apache.org/xerces-c/.
Se você estiver usando um cálculo que gere o caminho do arquivo XML, será necessário usar o formato utilizado pelo sistema operacional do caminho completo. Por exemplo, estes são caminhos válidos:
Windows: letradaunidade:/NomeDoDiretório/NomeDoArquivo
macOS: /Volumes/NomeDoVolume/NomeDoDiretório/NomeDoArquivo
Se você estiver fornecendo uma solução entre plataformas, poderá usar a função Get (SystemPlatform) para identificar a plataforma atual e usar o formato correto para cada plataforma.