Escolha do contexto de avaliação para um campo de cálculo
O contexto é a tabela no gráfico de relacionamentos a partir da qual o relacionamento é avaliado. Ao definir um cálculo em uma tabela de origem, e a tabela tiver mais de uma ocorrência no gráfico de relacionamentos, você deverá especificar o contexto a partir do qual o cálculo deve realizar avaliações.
Cada opção de contexto representa uma tabela diferente no gráfico de relacionamentos e uma perspectiva diferente dos dados; ao escolher o contexto de um cálculo, você instrui o FileMaker Pro a avaliar o cálculo a partir dessa ocorrência da tabela. Como cada opção de contexto representa uma associação diferente de tabelas e campos relacionados, a escolha do contexto de avaliação do seu cálculo é crucial para obter os resultados esperados.
Um exemplo de como o contexto altera os resultados de um cálculo
Você tem um banco de dados com duas tabelas de origem denominadas TabeladeOrigemdeCores e TabeladeOrigemdeFormas. As tabelas têm estas propriedades:
 
Nome da tabela de origem
Ocorrências de tabela no gráfico de relacionamentos
Nomes de campo
TabeladeOrigemdeCores
TabeladeCores 1, TabeladeCores 2
Monitor
Número de estilo
Peso
TabeladeOrigemdeFormas
TabeladeFormas
Forma
Número de estilo
Peso
Preço
As tabelas são relacionadas da seguinte maneira:
Exemplo de duas tabelas com diferentes relacionamentos com uma terceira tabela
Há dois relacionamentos separados:
No primeiro, TabeladeCores1 e TabeladeFormas são relacionados ao uso do campo Número de estilo.
No segundo, TabeladeCores2 e TabeladeFormas são relacionados ao uso dos campos Peso.
Como TabeladeCores1 e TabeladeCores2 compartilham a mesma tabela de origem, um cálculo definido em TabeladeOrigemdeCores pode ser avaliado a partir do contexto da ocorrência da tabela TabeladeCores1 ou a ocorrência da tabela TabeladeCores2.
Para ver como isso funciona, considere os efeitos do contexto em dois campos de cálculo na tabela TabeladeOrigemdeCores. Cada campo de cálculo usa a mesma fórmula para determinar a soma de preços na tabela TabeladeOrigemdeFormas; a única mudança é o contexto da avaliação. TabeladeOrigemdeFormas possui três registros com esses valores:
 
Forma
Número de estilo
Peso
Preço
círculo
100
5
$ 2,00
quadrado
100
2
$ 6,00
triângulo
200
2
$ 9,00
Um único registro na TabeladeOrigemdeCores tem estes valores:
 
Monitor
Número de estilo
Peso
vermelho
100
2
Como os relacionamentos usam diferentes campos de correspondência, cada relacionamento retorna um conjunto diferente de registros relacionados.
Resultado do cálculo 1
O relacionamento entre TabeladeCores1 e TabeladeFormas, que usa Número de estilo como o campo de correspondência, retorna estes dois registros:
 
Forma
Número de estilo
Peso
Preço
círculo
100
5
$ 2,00
quadrado
100
2
$ 6,00
Um campo de cálculo definido na TabeladeOrigemdeCores com a fórmula Sum(TabeladeFormas::Preço) definida para avaliar a partir do contexto da tabela TabeladeCores1 retorna o valor $ 8,00.
Resultado do cálculo 2
O relacionamento entre TabeladeCores2 e TabeladeFormas, que usa Peso como o campo de correspondência, retorna estes dois registros:
 
Forma
Número de estilo
Peso
Preço
quadrado
100
2
$ 6,00
triângulo
200
2
$ 9,00
Um segundo campo de cálculo definido na TabeladeOrigemdeCores com mesma fórmula Sum(TabeladeFormas::Preço), mas definida para avaliar a partir do contexto da tabela TabeladeCores2 retorna o valor $ 15,00.
Notas 
Durante a elaboração de uma fórmula de cálculo, o contexto da avaliação determina quais tabelas aparecem como relacionadas e não relacionadas na caixa de diálogo Especificar cálculo.
Uma fórmula de cálculo pode usar campos globais a partir de tabelas não relacionadas. Esses são os únicos campos que podem ser usados a partir de tabelas não relacionadas.
Tópicos relacionados 
Trabalho com tabelas relacionadas
Definição de campos de cálculo
Sobre fórmulas