Uso do FileMaker Pro Advanced > Sobre a criação de soluções runtime (FileMaker Pro Advanced) > Vínculo de arquivos a uma solução runtime (FileMaker Pro Advanced)
 
Vínculo de arquivos a uma solução runtime (FileMaker Pro Advanced)
Use os Utilitários do Desenvolvedor para produzir uma solução de banco de dados runtime autônoma que os usuários podem acessar sem executar o FileMaker Pro ou o FileMaker Pro Advanced. Os Utilitários do Desenvolvedor criam uma cópia dos seus arquivos e vinculam o arquivo ou os arquivos de banco de dados a um aplicativo runtime com o nome especificado.
Para vincular arquivos de banco de dados a uma solução de banco de dados runtime:
1. Feche todos os arquivos de banco de dados a serem personalizados.
2. Escolha o menu Ferramentas > Utilitários do Desenvolvedor.
3. Se tiver usado os Utilitários do Desenvolvedor no mesmo banco de dados antes e salvo suas configurações, clique em Carregar configurações
4. Clique em Adicionar para localizar os arquivos que deseja personalizar.
5. Caso adicione vários arquivos, clique duas vezes em um arquivo na lista para especificar o arquivo principal.
6. Selecione as configurações de Utilitários do Desenvolvedor de acordo com a necessidade. Consulte Configuração de arquivos para soluções do desenvolvedor (FileMaker Pro Advanced).
7. Para Opções de solução, clique em Especificar.
8. Na caixa de diálogo Especificar opções de solução, selecione Criar aplicativo(s) de solução Runtime.
9. Em Nome em Runtime, digite um nome para o aplicativo runtime.
O nome runtime é usado para o nome de arquivo do aplicativo runtime e o nome da pasta que contém os arquivos da solução de banco de dados runtime.
10. Para Extensão, digite uma extensão de nome de arquivo com um a cinco caracteres ou use a extensão padrão .fmpur.
A extensão é usada para associar os arquivos da solução aos aplicativos runtime. Consulte Nomeação de soluções runtime (FileMaker Pro Advanced).
11. Para Chave de vínculo, digite uma chave entre 1 e 24 caracteres.
Importante  As chaves de vínculo possuem diferenciação entre maiúsculas e minúsculas.
A chave de vínculo vincula o aplicativo runtime aos arquivos de banco de dados e assegura que os arquivos vinculados serão abertos somente no aplicativo runtime apropriado.
Importante  O vínculo instala arquivos de sistema pertinentes a cada plataforma. Consulte Preparação de arquivos para uma solução runtime (FileMaker Pro Advanced).
12. Para adicionar o logotipo de uma empresa ou outra imagem personalizada à tela inicial de fechamento, clique em Especificar, selecione a imagem de fechamento e clique em Selecionar.
A imagem deve ser pelo menos 382 x 175 pixels (72 dpi) ou mais, caso contrário, ficará distorcida quando exibida. Os formatos de imagem suportados são JPEG e GIF.
13. Para Atraso, defina o número de segundos que deseja que a tela inicial seja exibida.
Você pode visualizar o efeito que a sua tela inicial personalizada terá clicando em Visualização.
14. Selecione outras opções de acordo com a necessidade. Consulte Especificação de opções para soluções do desenvolvedor (FileMaker Pro Advanced).
15. Clique em OK.
16. Para que se possa rapidamente repetir o processo, clique em Salvar configurações e escolha uma pasta e local para o arquivo de configurações. Consulte Gravação das configurações da solução (FileMaker Pro Advanced).
17. Clique em Criar.
Notas 
Configuração da chave de vínculo:
Se precisar adicionar arquivos auxiliares posteriormente à solução de banco de dados runtime existente, vincule novamente os arquivos usando a mesma chave.
Use uma chave de vínculo da qual se lembrará e guarde-a e um local seguro. (Você pode fazer isso salvando o arquivo de configurações dos Utilitários do Desenvolvedor. Consulte Gravação das configurações da solução (FileMaker Pro Advanced)) Se tiver esquecido sua chave de vínculo e quiser alterar uma solução de banco de dados runtime, será necessário vincular novamente todos os arquivos de banco de dados usando uma nova chave de vínculo e redistribuir toda a solução, incluindo um novo aplicativo runtime.
É possível abrir um arquivo runtime vinculado no FileMaker Pro e no FileMaker Pro Advanced para efetuar modificações nele. Contudo, se tiver selecionado a opção Remover acesso de administração desses arquivos permanentemente quando vinculou os arquivos, você não conseguirá retomar o acesso a alguns recursos. Consulte Remoção do acesso de administrador aos bancos de dados (FileMaker Pro Advanced). Nesse caso, será preciso abrir os arquivos de banco de dados originais para realizar alterações de design no FileMaker Pro Advanced e vinculá-los novamente usando a chave de vínculo atribuída à solução de banco de dados runtime.
Tópicos relacionados 
Sobre a criação de soluções runtime (FileMaker Pro Advanced)
Nomeação de soluções runtime (FileMaker Pro Advanced)
Distribuição de soluções runtime (FileMaker Pro Advanced)
Importação de dados em soluções runtime atualizadas (FileMaker Pro Advanced)
Inicialização de soluções runtime (FileMaker Pro Advanced)
Recuperação de arquivos runtime (FileMaker Pro Advanced)