Glossário
 

Glossário

acesso de conta

Uma conta de usuário ou grupo com um conjunto de privilégios. Você cria uma entrada de acesso de conta na caixa de diálogo Gerenciar segurança no FileMaker Pro Advanced.

app personalizado

Um arquivo ou conjunto de arquivos contendo tabelas de banco de dados, layouts, scripts e dados associados. Cada app personalizado realiza uma ou mais tarefas específicas, como controlar clientes ou faturas. Às vezes, é chamado de solução.

armazenamento de dados do FileMaker

Um serviço que fornece armazenamento hospedado na nuvem para bancos de dados, dados em campos de container armazenados externamente e arquivos de backup.

arquivo compartilhado

Um arquivo para o qual o compartilhamento foi habilitado, que permite que os usuários acessem um arquivo pela rede.

arquivo de banco de dados

Um componente de um app personalizado do FileMaker Pro Advanced.

autenticação

O processo de verificar a validade de uma conta e senha (se uma conta e senha estiverem definidas) antes de atribuir privilégios e permitir acesso a um sistema ou arquivo.

autorização

Permitir o acesso de um arquivo ao esquema de um arquivo protegido (incluindo suas tabelas, layouts, scripts e listas de valores). Esse tipo de arquivo é chamado de arquivo autorizado.

certificado de licença

Um contrato de compra, como um arquivo criptografado, que concede ao usuário o direito de instalar e usar determinados produtos licenciados FileMaker.

comprador

Uma pessoa que compra novas assinaturas do FileMaker ou altera as assinaturas existentes.

conjunto de privilégios

Um conjunto de permissões definido que determina um nível de acesso a um arquivo. Os conjuntos de privilégios são definidos no FileMaker Pro Advanced. Você pode definir quantos conjuntos de privilégios quiser para um arquivo. Há três conjuntos de privilégios predefinidos: Acesso total, Somente entrada de dados e Acesso somente leitura.

conta

Um nome de usuário e (geralmente) uma senha, que identificam um usuário. As contas são criadas no FileMaker Pro Advanced ou externamente (por exemplo, no sistema do provedor de identidade do ID do FileMaker). Depois de criada, você atribui Privilégios de acesso à conta, o que determina quais tarefas ela pode fazer.

conta de ID do FileMaker

Uma conta que usa o sistema de provedor de identidade do ID do FileMaker para autenticar os usuários.

endereço IP do proxy

O endereço IP do proxy a ser usado para habilitar tráfego de saída.

endereço IP privado

O endereço IP privado do host.

equipe

Um conjunto de usuários do ID do FileMaker que têm autorização de acordo com o mesmo contrato de compra.

Equipe da Claris International Inc.

A equipe padrão das contas do ID do FileMaker.

FileMaker Cloud

Um serviço que fornece acesso na nuvem a apps personalizados que usam FileMaker Pro Advanced, FileMaker Go e FileMaker WebDirect. O FileMaker Cloud usa o sistema de login integrado do ID do FileMaker para autenticar os usuários e é fornecido diretamente pela Claris International Inc.

FileMaker Cloud Admin Console

A interface do FileMaker Cloud na qual os usuários monitoram e gerenciam sua instância.

FileMaker Customer Console

Uma aplicação na web para gerenciar contas do ID do FileMaker, equipes, grupos, hosts, configurações e assinaturas do FileMaker Cloud; e para hospedar apps personalizados do FileMaker hospedados pelo FileMaker Cloud.

FileMaker Data API

Uma API (interface de programação de aplicativo) que permite trabalhar com dados de arquivos hospedados.

FileMaker Go

Um aplicativo que trabalha com apps personalizados (desenvolvidos no FileMaker Pro Advanced) no iPhone, iPod touch ou iPad.

FileMaker Pro Advanced

Um aplicativo para criar e modificar apps personalizados. Os usuários do ID do FileMaker podem usar o FileMaker Pro Advanced para abrir apps personalizados hospedados no FileMaker Cloud. O FileMaker Pro Advanced permite que os desenvolvedores de bancos de dados criem apps personalizados para uso na web ou em grupos de trabalho.

FileMaker WebDirect

Um aplicativo da Web para acessar layouts de arquivos a partir de um navegador. Os usuários do ID do FileMaker podem usar o FileMaker WebDirect para acessar layouts de arquivos hospedados em produtos FileMaker Cloud e no FileMaker Server.

gerente de equipe

Um usuário do ID do FileMaker que gerencia contas do ID do FileMaker e outros recursos da equipe.

grupo

Um subconjunto de usuários do ID do FileMaker em uma equipe do FileMaker Cloud. Os grupos são criados na página Grupos por um gerente de equipe.

grupo de IdP externo

Um grupo de usuários do FileMaker Customer Console cuja identidade é determinada e autenticada por um Provedor de identidade externo (IdP).

host

Um servidor que executa o software FileMaker e compartilha apps personalizados do FileMaker. O FileMaker Server e o FileMaker Cloud são hosts. (O FileMaker Pro Advanced também pode hospedar arquivos para um pequeno número de usuários.) Os Privilégios de acesso definidos no arquivo determinam como os usuários vão interagir com o arquivo hospedado.

ID da equipe

O número de identificação da equipe.

ID do FileMaker

Refere-se ao sistema de login integrado do ID do FileMaker para autenticar usuários de produtos e serviços do FileMaker ou a uma conta do ID do FileMaker, que autentica um usuário do ID do FileMaker no sistema do ID do FileMaker.

incorporado

Para campos de container, um arquivo armazenado no campo de container. Os dados de container podem também ser armazenados por referência ou armazenados externamente.

Janela Meus Apps

Para usuários do ID do FileMaker, uma janela no FileMaker Pro Advanced e uma guia no FileMaker Go que exibem os arquivos aos quais a conta de ID do FileMaker têm acesso, informações sobre a conta e um link para o FileMaker Customer Console. Os arquivos exibidos na janela ou na guia Meus Apps aparecem na página Inicial no FileMaker Customer Console.

licença

Autorização concedida a um recurso. A licença é comprada e gerenciada por um comprador. Uma licença é de propriedade de apenas uma equipe.

licença de usuário

A licença fornecida pelo sistema provedor de identidade do ID do FileMaker.

Loja da Claris

Um site no qual os usuários podem pesquisar e comprar produtos Claris.

nome de domínio

Um nome que identifica um computador na Internet.

nome de usuário de ID do FileMaker

O endereço de e-mail usado para uma conta de ID do FileMaker.

Open Data Protocol (OData)

Um protocolo baseado em REST para consultar e atualizar dados, que é criado com tecnologias padronizadas, como HTTP, Atom/XML e JSON.

página Assinatura

A página no FileMaker Customer Console na qual os compradores e gerentes de equipe podem alterar as assinaturas e os usuários do FileMaker Cloud podem fazer download do software do FileMaker.

página Configuraçōes

A página no FileMaker Customer Console na qual os gerentes de equipe gerenciam as configurações da equipe.

página Grupos

A página no FileMaker Customer Console na qual os gerentes de equipe do FileMaker Cloud gerenciam os grupos na equipe.

página Host

A página no FileMaker Customer Console na qual os gerentes de equipe gerenciam o host do FileMaker Cloud.

página Início

A página no FileMaker Customer Console na qual os usuários do FileMaker Cloud podem fazer download do FileMaker Pro Advanced e do FileMaker Go e trabalhar com os apps personalizados aos quais receberam acesso.

página Notificações

A página no FileMaker Customer Console na qual a Claris International Inc. se comunica com os usuários do ID do FileMaker. Por exemplo: as notificações podem fornecer mensagens importantes sobre o uso do produto, aviso e problemas na assinatura, bem como informações sobre atualizações de software.

página Perfil

A página no FileMaker Customer Console na qual os usuários gerenciam a conta de ID do FileMaker. Os usuários podem abrir seu perfil clicando no nome de usuário de ID do FileMaker e selecionando Perfil.

página Usuários

A página no FileMaker Customer Console na qual os gerentes de equipe gerenciam as contas do ID do FileMaker da equipe.

Privilégio de gerenciamento de equipe

Permite que os gerentes de equipe gerenciem uma equipe.

Privilégio estendido

Privilégios que determinam as opções de compartilhamento de dados e outras opções que são permitidas por um conjunto de privilégios para um arquivo. Por exemplo, o Privilégio estendido Acesso pela Rede FileMaker (fmapp) determina se o conjunto de privilégios permite o acesso ao arquivo por meio de clientes do FileMaker Pro Advanced e do FileMaker Go.

Privilégios de acesso

Permissão para exibir e trabalhar com certos registros, campos, layouts, listas de valores e scripts e para executar atividades relacionadas em um arquivo.

Provedor de identidade externo (IdP)

Um sistema de autenticação de identidade que é externo ao ID do FileMaker, como Microsoft Active Directory (AD) ou Okta.

Recurso

Dados relacionados a equipes, grupos, serviços de dados, contas do ID do FileMaker, FileMaker Cloud e apps personalizados. Os usuários licenciados recebe acesso aos recursos por meio das contas do ID do FileMaker.

Recurso de equipe

Dados relacionados a uma equipe, incluindo contas do ID do FileMaker e compras da Loja da Claris.

recurso de serviço de dados

Dados relacionados ao acesso licenciado a produtos e serviços do FileMaker, como FileMaker Pro Advanced, FileMaker Cloud, unidades de armazenamento de dados do FileMaker, uso do FileMaker Data API/OData e a licença de usuário.

restauração de inicialização

O processo de validação de entradas de apps personalizados que acontece quando um arquivo é aberto pela primeira vez, antes do acesso do cliente, caso o arquivo não tenha sido fechado corretamente. O log de restauração (restore*.log) é usado durante o processo de restauração.

segurança

A proteção colocada em um arquivo. A segurança inclui vários tipos de contas para autenticar usuários, níveis de conjuntos de privilégios para determinar o que pode ser feito com um arquivo e autorização de outros arquivos para criar referências ao arquivo atual (incluindo seus layouts, tabelas, scripts e listas de valores). A segurança também inclui privilégios estendidos, que determinam as opções de compartilhamento de dados permitidas por um conjunto de privilégios.

senha de criptografia

A senha é necessária para abrir um arquivo criptografado. Para obter uma senha de criptografia, você deve criptografar o arquivo no FileMaker Pro Advanced antes de transferi-lo para o FileMaker Cloud ou arquivo será criptografado pelo FileMaker Cloud após ser transferido.

tipo de dados do container

Imagens, filmes e documentos, como arquivos do Microsoft Word e PDF, podem ser inseridos em um campo de container. Os dados em campos de container podem ser incorporados no arquivo, armazenados por referência de arquivo ou armazenados externamente.

tipo de usuário

Em uma equipe do FileMaker Cloud, os dois tipos de usuário são: usuários gerenciados e usuários externos.

URL (Uniform Resource Locator)

Um endereço Web que consiste em um protocolo, um nome de host e opcionalmente uma porta, um diretório e um nome de arquivo. Por exemplo: https://www.filemaker.com/, ftp://12.34.56.78:80/myfiles/ ou fmp://mywebsite.com/sample.fmp12.

usuário do ID do FileMaker

Um usuário que tem uma conta do ID do FileMaker e tem o direito de usar o FileMaker Customer Console.

usuário externo

Um usuário do ID do FileMaker que não é gerenciado pela equipe atual, e sim por outra equipe.

usuário gerenciado

Um usuário do ID do FileMaker que é gerenciado pela equipe atual do FileMaker Cloud. Cada usuário é gerenciado por apenas uma equipe por vez.

usuário licenciado

Um usuário do ID do FileMaker com cobertura de uma licença de usuário da equipe atual do FileMaker Cloud. Um usuário licenciado recebe uma licença da equipe por um gerente de equipe atual.

usuário sem licença

Um usuário do ID do FileMaker que não tem cobertura de uma licença de usuário da equipe atual do FileMaker Cloud.